Sábado, 06 de dezembro de 2025

BR-101: nova concessão ignora Campos e posterga soluções urgentes

Nova concessão da rodovia, vencida mais uma vez pela Arteris, dificulta a realização de obras fundamentais, como o Contorno de Campos.

12/11/2025 às 15h08 12/11/2025 às 15h58 Redação Ururau

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Arteris vence sozinha nova concessão e Contorno de Campos segue sem data / Foto: César Ferreira / Foto2: Antônio Leudo

O fato está consumado: a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concluiu, nesta terça-feira (11), a nova licitação da BR-101 no trecho entre a Ponte Rio-Niterói e a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A Arteris, única participante, foi a vencedora do novo contrato — que, embora preveja diversas obras, deixa de contemplar adequadamente o município de Campos dos Goytacazes, o Norte Fluminense e empreendimentos estratégicos, como o Porto do Açu.

O ponto crítico é conhecido. No contrato anterior, também sob gestão da Arteris, estava prevista a construção do Contorno de Campos – obra essencial para desviar o trânsito pesado da área urbana e garantir acesso adequado ao complexo portuário. Os anos se passaram, o tráfego aumentou e o Contorno jamais saiu do papel. Hoje, com o crescimento da cidade e a expansão do Porto do Açu, o trânsito da BR-101 no trecho urbano de Campos se tornou caótico, comprometendo a segurança da população e a conservação das vias. Estima-se que apenas em direção ao porto circulem, diariamente, cerca de 700 caminhões pelas ruas e avenidas do município — número que tende a dobrar nos próximos anos. Na prática, o problema foi empurrado para o futuro. Pela nova concessão, o Contorno de Campos foi incluído no Programa de Exploração Rodoviária (PER), mas sua execução depende do chamado “gatilho volumétrico por trecho homogêneo”. Em outras palavras: a obra só será realizada quando o tráfego diário entre os quilômetros 46,7 e 57,5 atingir 22 mil veículos. Somente então o projeto poderá ser incorporado ao contrato, mediante deliberação da Diretoria Colegiada da ANTT por meio de um aditivo.

Além disso, o novo contrato ignora pontos críticos dentro da malha urbana, como o trecho entre o Trevo do Índio e a Ponte General Dutra, onde o fluxo local se mistura ao tráfego de longa distância. Ali, um simples acidente é suficiente para paralisar a cidade, provocando congestionamentos que impactam a economia e o cotidiano dos campistas.

Não faltou mobilização. Desde que tomou conhecimento do processo de relicitação, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, enviou um ofício ao Ministério dos Transportes solicitando ajustes no cronograma de obras e participou de uma audiência com o ministro Renan Filho, que chegou a prometer atenção ao pleito do município. As reivindicações, até agora, não foram atendidas. Com o processo de relicitação encerrado, resta à sociedade civil, ao poder público local e à bancada fluminense no Congresso manter a pressão política para corrigir as falhas do contrato. Campos dos Goytacazes, maior município do interior do estado, não pode continuar sendo um gargalo em uma rodovia que o próprio Ministério dos Transportes define como “a estrada da riqueza”.

Se a BR-101 é o eixo que integra o país de norte a sul, é urgente que ela também sirva como instrumento de desenvolvimento regional, com infraestrutura à altura do potencial econômico de Campos e do Norte Fluminense. A região não precisa de promessas condicionadas a gatilhos, mas de obras concretas que garantam mobilidade, segurança e progresso.

A Rua Rocha Leão, trecho urbano da BR-101 em Campos, continuará como está, porque o Contorno ficou para depois/ Foto: Antônio Leudo

A Rua Rocha Leão, trecho urbano da BR-101 em Campos, continuará como está, porque o Contorno ficou para depois / Foto: Antônio Leudo

Coluna conecta RJ/ Jornal o Dia/ Mauro Silva

Fonte: Coluna conecta RJ/ Jornal o Dia/ Mauro Silva

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