Sábado, 01 de novembro de 2025

Categoria no Norte Fluminense rejeita proposta da Petrobrás e se organiza para greve

Trabalhadores da Petrobrás dizem 'não' por unanimidade e reforçam mobilização nacional

31/10/2025 às 23h32 31/10/2025 às 23h35 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Categoria reforça união e rejeita proposta da Petrobrás por unanimidade / Foto: Reprodução

A temperatura subiu no Norte Fluminense. Em assembleias realizadas até o dia 31 de outubro, os petroleiros e petroleiras da região decidiram, por unanimidade, rejeitar a contraproposta da Petrobrás e aprovar o estado de greve, num movimento que pode desembocar na maior paralisação da categoria dos últimos anos.

Os números falam por si: 100% dos votos foram pela rejeição da proposta, enquanto 98,58% aprovaram o estado de greve. A assembleia permanente também foi ratificada por quase todos os participantes — 99,29% de aprovação.

O manifesto da categoria, que reúne reivindicações históricas como a solução dos PEDs, o teletrabalho, a incorporação dos trabalhadores de Cabiúnas, o fim dos desimplantes e a criação de uma política efetiva de SMS, recebeu apoio massivo: 99,29% dos votos favoráveis e nenhum voto contrário.

Os três eixos centrais da campanha — solução imediata dos PEDs, distribuição justa da riqueza e defesa da Petrobrás pública e soberana — também tiveram adesão quase total, com 99,11% de aprovação.

A única votação que mostrou maior variação foi a da PLR 2019 linear, que busca isonomia entre Petrobrás, Transpetro e subsidiárias. Ainda assim, o apoio foi majoritário: 85,44% dos votos favoráveis.

O coordenador do Sindipetro-NF, Sergio Borges, reforçou o clima de unidade:

“A categoria está dando um recado claro à Petrobrás: não aceitaremos propostas que desrespeitam nossos direitos e nossa história. É hora de fortalecer a mobilização e preparar a greve.”

? Calendário das assembleias restantes:

  • Plataformas, salas de controle remoto, sobreaviso, TECAB, Barra do Furado e Porto do Açu: até 02/11, com devolução das atas até 12h de 03/11;

  • UTGCAB – Turnos: 02/11 e 04/11, às 19h;

  • UTGCAB – Administrativo: 05/11, às 6h30 (com café da manhã);

  • Sede de Macaé – Aposentados, pensionistas e base: 05/11, às 10h.

Com a rejeição consolidada, a categoria se aproxima de um ponto de virada. O Sindipetro-NF promete intensificar o diálogo com as bases e não descarta deflagrar a greve caso a direção da Petrobrás mantenha o impasse.a

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes