Em meio à busca global por reduzir emissões no transporte marítimo, a eletrificação desponta como a solução mais viável para portos brasileiros, incluindo o Porto do Açu, em São João da Barra. A ideia é simples: permitir que os navios desliguem seus motores ao atracar e recebam energia diretamente da terra, diminuindo o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa.
Atualmente, o Porto do Açu já possui iniciativas de eletrificação para rebocadores, embarcações de apoio das operações portuárias. No entanto, a implementação de Onshore Power Supply (OPS) – sistemas que conectam navios à rede elétrica terrestre – enfrenta desafios logísticos e de infraestrutura. “Para abastecer navios de grande porte, a quantidade de energia necessária é enorme. No Brasil, a geração é limpa e em abundância, mas a transmissão ainda precisa ser ampliada”, explica Luane Lemos, coordenadora da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos.
A região Sudeste ainda carece de linhas de transmissão capazes de suportar a energia demandada pelos portos, algo que especialistas esperam expandir nos próximos anos. Para viabilizar a eletrificação, também é essencial formar mão de obra especializada, como eletricistas industriais, capacitados para instalar e operar novos sistemas elétricos.
Para João David Santos, executivo da Wilson Sons, adaptar os navios para receber energia de terra é atualmente o “caminho mais curto” para reduzir emissões: “Modificar um motor para outro combustível é complexo e caro. Mas adaptar embarcações para OPS é viável e atende às metas de descarbonização mais rapidamente”.
O Porto do Açu, em parceria com armadores e empresas como a Transpetro, estuda a instalação de OPSs e a adaptação da frota para eletrificação. A meta é tornar o porto referência em operações sustentáveis, alinhando crescimento econômico à redução do impacto ambiental.
Enquanto a indústria naval investe em pesquisas para combustíveis do futuro – como amônia, metanol, hidrogênio verde e biocombustíveis – a eletrificação portuária surge como a solução imediata para reduzir emissões nas atracações, preparando o Porto do Açu para um futuro mais limpo e sustentável.
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