Quinta-feira, 23 de outubro de 2025

EXCLUSIVO: Novo plano diretor poderá criar área mista em Barcelos e favorecer Porto do Açu

Novo plano diretor pode favorecer Porto do Açu e exclui população de decisões

23/10/2025 às 12h13 23/10/2025 às 12h26 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Plano diretor privilegia Porto do Açu em Barcelos / Foto: Montagem Ururau

O novo plano diretor de São João da Barra, que será apresentado à Câmara Municipal, deve trazer uma novidade que privilegia novamente os interesses dos empresários do Porto do Açu. Segundo fontes, será criada uma área mista na região de Barcelos, retirando a condição de área industrial. Isso significa que indenizações por desapropriações deverão obedecer preços compatíveis com a área rural, mas a região seguirá sendo utilizada para fins industriais.

Observa-se, mais uma vez, que o município está sendo gerenciado por interesses privados. A denúncia deve ser levada às autoridades competentes, já que o novo plano está sendo elaborado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, afastando a população local de qualquer decisão.

Quando Darcy Ribeiro criou a UENF, o objetivo era dar à população a oportunidade de participar de decisões importantes da região. No entanto, a universidade foi excluída das discussões sobre o novo plano.

O grande problema é que o Porto do Açu enfrenta dificuldades nas avaliações de antigas desapropriações, tentando enquadrar áreas industriais como áreas rurais, o que não tem sido aceito pelos peritos. Mais uma vez, o grupo à frente do porto, através de políticos, busca influenciar o legislativo e o executivo municipal, com o objetivo de segregar a população local.

O argumento utilizado seria a construção, em parte da área, de um presídio de segurança máxima, conforme metas do governo federal. Infelizmente, o processo político em São João da Barra tem sido contaminado por interesses escusos do Porto do Açu, pelo contrato do lixo envolvendo sobrepreço e pela gestão de recursos públicos vultosos, enquanto a cidade ainda não conta com um hospital.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes