O Brasil dá mais um passo estratégico no transporte ferroviário: o governo federal e a MRS Logística fecharam um acordo que prevê o repasse de R$ 2,8 bilhões para a construção do trecho da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118) entre Anchieta e o Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte do Rio de Janeiro. O investimento faz parte de um pacote total de R$ 3,2 bilhões destinado a quase 200 km de nova ferrovia, dentro do Anel Ferroviário do Sudeste, com previsão de leilão para março de 2026.
O subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Celso Guerra, destacou que o aporte da MRS se soma aos recursos federais e é uma vitória para a logística nacional: “Representamos o Rio de Janeiro no TCU e defendemos que os recursos sejam aplicados neste projeto prioritário. É um investimento que vai gerar desenvolvimento e integração econômica na região”.
A EF-118, que terá 575 km de extensão, conectará Santa Leopoldina, na malha da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a Nova Iguaçu, com integração à malha da MRS Logística. Além disso, fará ligação direta a portos estratégicos como Vitória, Porto Central e Porto do Açu, fortalecendo o escoamento de cargas e o setor logístico nacional.
O acordo aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) prevê que os recursos sejam aplicados exclusivamente em empreendimentos qualificados pelo CPPI, incluídos nos planos de logística do setor e com governança definida. A proposta também prevê a utilização do chamado “investimento cruzado”, que permite contornar gaps de viabilidade por meio de aportes da MRS.
Segundo especialistas, a ferrovia terá impacto direto na competitividade do Porto do Açu, reduzindo custos de transporte e aumentando a eficiência do escoamento de minérios, produtos agrícolas e cargas industriais. O projeto é considerado estratégico tanto para o Espírito Santo quanto para o Norte Fluminense, com potencial para gerar milhares de empregos diretos e indiretos durante a construção e operação.
Com o leilão marcado para março de 2026, a expectativa é que a ferrovia se torne uma das mais importantes do país, promovendo conexão multimodal eficiente entre os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além de fortalecer o setor logístico brasileiro.
Números do projeto:
200 km: trecho entre Anchieta e Porto do Açu
R$ 3,2 bilhões: custo total desse trecho da obra
R$ 2,8 bilhões: aporte da MRS dentro do montante
O Ministério dos Transportes ainda não se manifestou oficialmente sobre o cronograma final das obras, mas o consenso entre governo e concessionária mostra que a ferrovia é prioridade estratégica para o país.
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