Carregando Portal...

Quinta-feira, 01 de janeiro de 2026
Economia

O grande debate: auditar toda a dívida pública do país. Por que só o Master?

Constituição prevê auditoria nunca realizada no país

Por Redação Ururau, Portal Ururau
01/01/2026 às 15h18

Auditar a dívida pública é cumprir a Constituição e enfrentar o poder dos bancos que controlam juros, informação e política econômica no Brasil / Foto: Reprodução

O Brasil deve aos brasileiros o cumprimento do artigo 26 das Disposições Transitórias da Constituição Federal, que determina a auditoria da dívida pública brasileira. As principais fraudes contra o povo brasileiro são procedentes do Banco Central, especialmente no cálculo da taxa Selic. Isso se transformou em um verdadeiro escândalo quando a mídia, capturada pelos bancos ao longo dos anos, passou a trazer entrevistas de supostos especialistas tratando de inflação, juros e política monetária.

O cenário chega a ser cômico: todos esses especialistas erraram sistematicamente suas previsões. Não houve sequer espaço para posições divergentes. Trata-se de uma verdadeira trapaça do mercado financeiro para receber juros superfaturados da União, o que, como consequência direta, eleva a carga tributária imposta à população.

Com a auditoria da dívida, além de cumprir a Constituição Federal, o país poderá crescer com taxas de juros exequíveis e compatíveis com a realidade econômica. Está na hora de o Congresso Nacional, ou o próprio Judiciário, ampliar a investigação do caso do Banco Master para todo o sistema bancário. O ministro Toffoli pode e deve determinar, inclusive de ofício, a auditoria completa da dívida pública.

No direito, quem pode mais pode menos. Portanto, está nas mãos do ministro Toffoli enfrentar e resolver esse problema crônico. Também é fundamental identificar quem são esses especialistas que, ano após ano, se posicionam invariavelmente a favor dos bancos privados. É preciso nos livrar desse grupo que, ao longo do tempo, vem escravizando o povo brasileiro, desde a manipulação da informação até a influência direta sobre o Poder Legislativo, a ponto de moldar um Código de Processo Civil sob medida para seus interesses.

Afinal, onde mora o mercado? Quem é o mercado?

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes