O Porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro, e o Porto de Antuérpia-Bruges, na Bélgica, uniram forças para criar o primeiro corredor marítimo global de e-combustíveis. A rota promete conectar a produção brasileira de amônia verde e hidrogênio verde à crescente demanda europeia, com início de operações projetado antes de 2030.
O projeto é resultado de um estudo de pré-viabilidade desenvolvido pelo Rocky Mountain Institute e Global Maritime Forum, apresentado durante o Oceans of Opportunity Summit, no Rio de Janeiro. A iniciativa reúne governos, líderes portuários e investidores em torno da transição energética e da descarbonização do setor marítimo, responsável por cerca de 80% do comércio mundial e 3% das emissões globais.
O corredor Açu-Antuérpia foi mapeado para oferecer vantagens comerciais e operacionais, incluindo paridade de custos com combustíveis convencionais, infraestrutura pronta para operação segura e viabilidade de atendimento à demanda europeia com baixo risco regulatório. A parceria também aposta na competitividade brasileira, impulsionada pela matriz elétrica renovável, políticas públicas favoráveis e baixo custo de capital.
Até 2030, o Porto de Antuérpia-Bruges projeta importar entre 6 e 10 milhões de toneladas de amônia verde por ano, equivalente a 1,2 a 1,5 milhão de toneladas de hidrogênio verde. O Porto do Açu já conta com área licenciada e desenvolvedores internacionais assegurando terrenos para produção e exportação de combustíveis limpos.
O próximo passo envolve um estudo detalhado de viabilidade financeira, contratos, logística e incentivos regulatórios, fortalecendo o Brasil como hub de combustíveis marítimos de baixo carbono e consolidando a posição do Porto do Açu como polo estratégico da transição energética global.
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