Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

Porto do Açu e Antuérpia lançam primeira rota global de e-combustíveis

Projeto une Brasil e Europa em rota futura de e-combustíveis

05/11/2025 às 15h43 05/11/2025 às 15h55 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Porto do Açu e Antuérpia anunciam iniciativa para primeira rota global de e-combustíveis / Foto: Reprodução

O Porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro, e o Porto de Antuérpia-Bruges, na Bélgica, uniram forças para criar o primeiro corredor marítimo global de e-combustíveis. A rota promete conectar a produção brasileira de amônia verde e hidrogênio verde à crescente demanda europeia, com início de operações projetado antes de 2030.

O projeto é resultado de um estudo de pré-viabilidade desenvolvido pelo Rocky Mountain Institute e Global Maritime Forum, apresentado durante o Oceans of Opportunity Summit, no Rio de Janeiro. A iniciativa reúne governos, líderes portuários e investidores em torno da transição energética e da descarbonização do setor marítimo, responsável por cerca de 80% do comércio mundial e 3% das emissões globais.

O corredor Açu-Antuérpia foi mapeado para oferecer vantagens comerciais e operacionais, incluindo paridade de custos com combustíveis convencionais, infraestrutura pronta para operação segura e viabilidade de atendimento à demanda europeia com baixo risco regulatório. A parceria também aposta na competitividade brasileira, impulsionada pela matriz elétrica renovável, políticas públicas favoráveis e baixo custo de capital.

Até 2030, o Porto de Antuérpia-Bruges projeta importar entre 6 e 10 milhões de toneladas de amônia verde por ano, equivalente a 1,2 a 1,5 milhão de toneladas de hidrogênio verde. O Porto do Açu já conta com área licenciada e desenvolvedores internacionais assegurando terrenos para produção e exportação de combustíveis limpos.

O próximo passo envolve um estudo detalhado de viabilidade financeira, contratos, logística e incentivos regulatórios, fortalecendo o Brasil como hub de combustíveis marítimos de baixo carbono e consolidando a posição do Porto do Açu como polo estratégico da transição energética global.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes