Terça-feira, 30 de setembro de 2025

Prefeitura de Campos planeja investir em energia solar e reduzir dependência da Enel

Campos planeja avanço em energia solar e menor dependência da Enel

29/09/2025 às 20h47 29/09/2025 às 21h04 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
PPP de usinas solares permite mais autonomia e economia para prédios públicos / Foto: Divulgação

Nos últimos dias, surgiram comentários nas redes sociais de que a Prefeitura de Campos estaria se aproximando da Enel após o anúncio de patrocínios a projetos sociais e culturais no Festival Enel Com Você, realizado no domingo (28) na Praça São Salvador. Algumas publicações chegaram até a levantar dúvidas sobre os resultados da CPI da concessionária.

Na prática, porém, a gestão municipal sinaliza o contrário: Campos se prepara para ingressar no mercado livre de energia, reduzindo a dependência da Enel e garantindo mais autonomia. A medida está prevista na Parceria Público-Privada (PPP) para implantação, operação e manutenção de usinas solares fotovoltaicas, publicada no Diário Oficial de quinta-feira (25). O objetivo é atender com energia limpa e mais barata escolas, hospitais, repartições e demais prédios públicos.

O que é o mercado livre de energia?

Atualmente, o município compra energia da Enel pelo modelo tradicional (mercado cativo), sem opção de escolha. Com o projeto da usina solar municipal, Campos poderá, em uma futura PPP, atuar no mercado livre de energia, negociando diretamente com geradores ou comercializadoras. Isso permitirá contratar fornecedores, reduzir custos, garantir previsibilidade orçamentária e utilizar fontes renováveis, aproveitando a própria energia gerada pelas usinas solares do município.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Diego Dias Batista, o projeto moderniza a matriz energética municipal, gera economia e garante maior segurança no fornecimento.

Como participar

A Prefeitura receberá contribuições para o projeto entre 30/09 e 30/10 pelo e-mail licitacao@campos.rj.gov.br. A apresentação oficial será em 31/10, às 10h, no auditório da Prefeitura, na Rua Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, 47, Parque Santo Amaro.

Autonomia com responsabilidade

Enquanto a Enel mantém parceria em ações sociais e culturais — como os 30 núcleos esportivos e o apoio ao projeto Orquestrando a Vida —, a PPP mostra que Campos está construindo alternativas próprias para garantir economia, sustentabilidade e independência energética.

Em resumo, o município aproveita parcerias sociais, mas avança para ser menos refém da concessionária e mais protagonista da sua política de energia pública.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes