Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

Presidente da Prumo destaca potencial do Porto do Açu: 'Focamos onde o Brasil se destaca'

Presidente da Prumo revela estratégia para crescer no país

01/10/2025 às 01h11 01/10/2025 às 01h12 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Prumo aposta em setores estratégicos do país / Foto: Reprodução

O presidente da Prumo Logística, controladora do Porto do Açu, afirmou que a estratégia da companhia é apostar nos setores em que o Brasil apresenta vantagens competitivas globais. Em entrevista à revista VEJA Negócios (edição nº 18, setembro de 2025), o executivo reforçou que, mesmo diante de turbulências econômicas e geopolíticas, o empreendimento segue atraindo investimentos internacionais.

Segundo ele, os acionistas da Prumo — o fundo americano EIG e o Mubadala, de Abu Dhabi — mantêm uma visão de longo prazo sobre o Brasil. “Nunca é fácil, mas nossos acionistas são de longo prazo. Ainda atraímos investimento externo. É óbvio que, se o custo de capital fosse mais baixo no Brasil e não vivêssemos uma turbulência geopolítica importante, as oportunidades seriam melhores. Mas elas existem, apesar de tudo”, declarou.

Porto-indústria: modelo do Açu

O Porto do Açu, em São João da Barra, é operado pela Prumo e adota o conceito de porto-indústria. Nesse modelo, empresas se instalam em clusters produtivos, aproveitando a logística integrada e a proximidade de fornecedores e consumidores. O presidente citou como referência o Porto de Antuérpia, na Bélgica, que abriga indústrias estratégicas como a de dutos flexíveis para petróleo.

Vantagens de ser privado

Outro ponto destacado pelo executivo é o fato de o Açu ser um porto privado, o que, segundo ele, garante maior eficiência. “Uma grande vantagem que temos é o fato de que não somos uma concessão. Um porto não se limita aos terminais. É necessária uma autoridade portuária que o mantenha em boas condições. No Açu, temos também esse papel. É uma grande vantagem, porque olhamos o negócio de um modo integrado ao administrar tanto os terminais quanto o porto”, explicou.

Setores estratégicos

Questionado sobre como atrair empresas em meio à desindustrialização brasileira, ele afirmou que a aposta é em áreas nas quais o país se diferencia. “É verdade, mas algumas indústrias são muito prósperas aqui. Um exemplo é a Ferroport, empresa criada para gerir o terminal de minério do Açu. Focamos nos setores em que o Brasil se diferencia e que podem aproveitar ao máximo o ecossistema criado no Açu.”

Contexto regional

O Porto do Açu, localizado no Norte Fluminense, é considerado um dos maiores complexos portuários privados da América Latina e desempenha papel estratégico na economia fluminense, principalmente nas cadeias de óleo, gás e minério.

Fonte: Revista VEJA Negócios, edição nº 18 (setembro de 2025)

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes