Trabalhadores com carteira assinada que atuaram durante o ano de 2024 poderão receber um super bônus financeiro do governo federal em 2026. O pagamento será feito por meio do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que beneficiam, respectivamente, trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos.
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) deve definir até o fim de novembro o novo calendário de pagamentos referente ao ano-base 2024. Esse cronograma vai determinar as datas e o valor do abono salarial de 2026. A expectativa é de que o benefício acompanhe o novo salário mínimo, que deve subir para cerca de R$ 1.631, segundo projeções do governo federal.
Vale lembrar que o valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base. Somente quem exerceu atividades formais por 12 meses consecutivos em 2024 receberá o valor integral. Trabalhadores com menos tempo terão direito a valores proporcionais.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para receber o abono é necessário cumprir alguns requisitos. O trabalhador precisa estar cadastrado no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, ter recebido até dois salários mínimos mensais em média e ter trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, em 2024. Além disso, os dados devem estar corretamente informados pelo empregador no sistema eSocial.
O pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal para os beneficiários do PIS e pelo Banco do Brasil para os inscritos no Pasep. Os depósitos são realizados prioritariamente por crédito em conta corrente, poupança ou via aplicativo Caixa Tem. Para quem não possui conta, o saque poderá ser feito em agências, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou correspondentes Caixa Aqui.
No Banco do Brasil, o pagamento é realizado por crédito em conta, transferência via Pix ou presencialmente nas agências.
O abono salarial referente ao ano-base 2023 foi pago ao longo de 2025, beneficiando cerca de 25,8 milhões de trabalhadores. O mesmo modelo será seguido no próximo ciclo, que considera os dados de 2024 e terá os pagamentos iniciados em 2026.
Esse intervalo de dois anos entre o ano trabalhado e o pagamento é resultado do atraso ocorrido durante a pandemia de Covid-19, quando o governo federal precisou adiar o calendário.
O valor final e as datas oficiais do PIS/Pasep 2026 ainda serão confirmados após reunião do Codefat, prevista para o fim deste mês. O cronograma deverá seguir a ordem de meses de nascimento, com início previsto para janeiro e encerramento até agosto de 2026.
Os trabalhadores podem consultar as informações atualizadas sobre o benefício pela Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS. O aplicativo mostra o valor do bônus, o banco responsável pelo pagamento e a data de liberação.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o julgamento das ações que podem levar à cassação e à inelegibilidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por suposto abuso...
Trabalhadores com carteira assinada que atuaram durante o ano de 2024 poderão receber um super bônus financeiro do governo federal em 2026. O pagamento será feito por meio do Programa...
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (4) a criação do partido Missão, legenda ligada ao Movimento Brasil Livre (MBL). A decisão foi unânime e teve como relator o...
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou que o cronograma atualizado e as listas de espera do Concurso Nacional Unificado (CNU 2024) devem ser divulgados...
A influenciadora digital Bárbara Jankavski, de 31 anos, mais conhecida nas redes sociais como “Barbie humana” e “Boneca Desumana”, foi encontrada morta em uma residência no bairro Siciliano, na Lapa,...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br
