Domingo, 14 de setembro de 2025

Trabalhadores paralisam atividades na P-74 após denúncias sobre alimentação e condições

Protesto ocorre por más condições de alimentação e higiene

14/09/2025 às 11h10 14/09/2025 às 11h21 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Greve na P-74 após denúncias de comida e banheiros sujos / Foto: Léo Marques Oficial

Uma paralisação de trabalhadores foi registrada na manhã deste domingo (14) a bordo da plataforma P-74, no campo de Búzios, na Bacia de Santos. O movimento ocorreu após denúncias de más condições na alimentação servida no flootel UMTJ, que dá suporte às equipes na unidade.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram insetos andando sobre a comida oferecida aos trabalhadores. Além disso, registros também revelam banheiros quebrados e em condições precárias de higiene, aumentando ainda mais a revolta da tripulação e a pressão por melhorias imediatas.

Nos vídeos, é possível ouvir trabalhadores afirmando: “Paramos tudo. Olha o que veio na quentinha dele. Como é que come? Aí fica complicado, hein?” O áudio foi preservado para proteger a identidade dos trabalhadores.

A mobilização gerou impacto imediato no funcionamento da plataforma, uma das mais importantes da Bacia de Santos, e acendeu um alerta sobre a necessidade de fiscalização rigorosa nas condições de alimentação e infraestrutura de apoio aos trabalhadores offshore.

As imagens da paralisação foram registradas com exclusividade pelo influenciador Léo Marques Oficial (@leonardo.junio.marques25).

O vídeo completo da paralisação, publicado com legendas e sem áudio, está disponível no Instagram do Ururau Notícias (@ururaunoticias), mostrando detalhadamente a situação que motivou a greve.

Atualização – 14/09/2025 às 11:15h

Enviado pelos trabalhadores, o Modo Accommodation Full revela ainda mais problemas estruturais na plataforma. O ponto de lanche foi montado no Piso Gradeado de BB, próximo ao Fumódromo, e a equipe possui apenas 15 minutos de lanche pela manhã, 1 hora de almoço e 15 minutos de lanche à tarde.

O sistema prevê três turmas de almoço:

  • Turma A: 15 pessoas – 11:00 às 11:30

  • Turma B: 60 pessoas – 12:30 às 13:00

  • Turma C: 60 pessoas – 13:00 às 13:30

Segundo os trabalhadores, o descanso está sendo feito em pé, ou sentado quando há cadeiras disponíveis, ou até mesmo no chão, e qualquer necessidade de banho antes do horário de almoço depende de negociação com o encarregado e utilização do vestiário da P-74, no primeiro piso do casario.

Esses relatos reforçam a denúncia de condições precárias de alimentação, higiene e infraestrutura, justificando a paralisação e o alerta da tripulação para possíveis riscos à saúde e segurança no trabalho.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes