Domingo, 23 de novembro de 2025

Enade 2025 estudantes devem preencher questionário até sábado para liberar local de prova

Prova será aplicada no domingo e questionário é obrigatório para concluintes

23/11/2025 às 11h23 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Enade 2025 será aplicado no domingo e concluintes precisam preencher o questionário obrigatório até sábado / Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2025 terá aplicação neste domingo 23 em todo o país e estudantes concluintes dos cursos de bacharelado e tecnologia precisam preencher o questionário do estudante até sábado 22. O preenchimento é obrigatório para liberar o local de prova e também é requisito para confirmação da participação.

A prova do Enade é usada pelo governo federal para avaliar a qualidade dos cursos de graduação por meio do desempenho dos estudantes. O exame é uma exigência formal para a conclusão da graduação. Só poderá ser considerado participante o estudante que responder ao questionário, acessar o local de prova no Sistema Enade e assinar a lista de presença no dia do exame.

O Inep disponibilizou o questionário no Sistema Enade por meio do login do Portal Gov br. O documento coleta informações que ajudam a caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de formação acadêmica, dados essenciais para análise dos resultados e avaliação institucional.

Neste ano participam estudantes concluintes de áreas como administração ciências contábeis ciências econômicas design direito jornalismo psicologia publicidade e propaganda e relações internacionais. Nos cursos superiores de tecnologia o Enade 2025 avaliará estudantes de design gráfico gestão comercial gestão de recursos humanos gestão financeira gestão pública logística marketing e processos gerenciais.

Os locais de prova já estão liberados no Sistema Enade. A aplicação seguirá o horário oficial de Brasília e terá quatro horas de duração com abertura de portões às 12h fechamento às 13h início da prova às 13h30 e término às 17h30. Os estudantes de estados com diferença de fuso seguirão os horários locais definidos pelo Inep.

A prova terá duas partes. A formação geral contará com quinze questões objetivas baseadas em temas de cidadania e direitos humanos. A parte específica de cada curso terá trinta questões objetivas e uma questão discursiva cuja avaliação considerará clareza coerência e argumentação.

Os gabaritos preliminares serão divulgados em 5 de dezembro no portal do Inep. Já os resultados individuais dos estudantes participantes ficarão disponíveis no Sistema Enade a partir de 18 de setembro de 2026.

Com o prazo para o questionário chegando ao fim a orientação do Inep é clara. Sem o preenchimento o estudante não consegue visualizar o local de prova e não tem sua participação confirmada. O exame é decisivo para a avaliação do ensino superior brasileiro e para o histórico acadêmico do aluno concluinte.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes