Domingo, 04 de maio de 2025

Artesãos de Campos fazem sucesso na ID Rio

Evento de moda e sustentabilidade aconteceu no último final de semana, em Niterói. Os artesãos campistas representam a força criativa da cultura local

04/05/2025 às 11h55 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Evento de moda e sustentabilidade aconteceu no último final de semana, em Niterói. Os artesãos campistas representam a força criativa da cultura local / Foto: Divulgação

Artesãos de Campos fizeram sucesso na ID Rio, considerada uma das mais importantes feiras na área da moda e sustentabilidade no artesanato do Brasil. O evento aconteceu no último final de semana na Praia de Icaraí, em Niterói. Campos foi uma das duas cidades do estado do Rio de Janeiro — e a única do interior fluminense — a participar. A outra cidade participante foi o Rio de Janeiro.

Expuseram seus trabalhos os artesãos Euzi Licasálio (cerâmica), Shirley Jardim (taboa), Yuky Satô (macramê) e Kátia Souto (papel marché). Depois da ID Rio, os trabalhos selecionados de Campos seguirão para uma exposição em Lisboa, capital de Portugal.

A participação nos eventos começou a ser definida após o convite feito pelo curador de arte Coco Bassante para que seis artesãos de Campos apresentassem seus trabalhos na Rio Artes Manuais, evento ocorrido na semana passada no Centro do Rio. A maioria dos municípios fluminenses participou com dois representantes. Durante o evento, presidentes das associações de artesanato de todo o estado do Rio se reuniram com a secretária de Estado de Cultura, Daniela Barros, e com a subsecretária, Cláudia Vianna. Dessa reunião, partiram os convites para participar da ID Rio. Campos foi representada na reunião pela Rede de Artesãos de Campos.

“O número expressivo de selecionados para a Rio Artes já tinha demonstrado a qualidade do artesanato de Campos. Isso valoriza a nossa cidade, leva o nome de Campos para fora, valoriza a cultura local, valoriza o artesão e movimenta a economia. Com isso, fortalecemos cada vez mais os artesãos e a qualidade do seu material”, diz a assessora técnica da Diretoria de Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Kátia Souto.

Diversas frentes foram abertas nos últimos meses para que os artesãos de Campos expusessem e comercializassem seus trabalhos, observa o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust. “Tenho acompanhado de perto esse movimento e posso afirmar que o apoio do prefeito Wladimir Garotinho tem sido fundamental nesse processo. Seu empenho em valorizar o artesanato como fonte de geração de renda e fortalecimento da nossa identidade cultural mostra o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável do município e com o reconhecimento dos talentos que fazem parte da nossa história”.

Segundo o diretor de Economia Solidária, Pedro Barcelos, outros eventos já estão agendados. No dia 1º de maio, eles participarão de uma exposição pelo Dia do Trabalhador no Rio. Em junho, também na capital do estado, o artesanato de Campos está presente na Expo Rio.

Fonte: Ascom Campos

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes