Sexta-feira, 04 de julho de 2025

Campista é premiado em Cannes com curta stop motion de Caverna do Dragão

Diego Ventapane une fomento público e técnica artesanal para dar conclusão épica ao popular desenho animado 'Caverna do Dragão'

04/07/2025 às 12h51 Igor Azeredo

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Diego Ventapane une fomento público e técnica artesanal para dar conclusão épica ao popular desenho animado 'Caverna do Dragão' / Foto: Octa / Divulgação

Tem campista premiado em Cannes. O curta “Caverna do Dragão – O Episódio Perdido”, realizado em stop motion por Diego Ventapane, diretor do estúdio Os Bonequinhos, garantiu em junho o Grand Prix na categoria Entertainment Lions do Cannes Lions Festival, reconhecendo sua força narrativa e o engajamento de fãs em todo o mundo. Além de ser um realizador premiado, Diego Ventapane já participou do Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

A iniciativa foi viabilizada por uma aliança estratégica entre Hasbro Brasil, Ogilvy e o coletivo Jovem Nerd, que contribuiu com o roteiro inspirado na mitologia original da série dos anos 1980. Com 13 minutos de duração, a produção contou com 27 bonecos articulados em cenários miniaturizados, completados por trilha inédita e efeitos sonoros trabalhados para criar atmosfera envolvente. A produção foi realizada para comemorar os 40 anos de Caverna do Dragão no Brasil e os 50 anos do jogo Dungeons and Dragons.

O troféu em Cannes simbolizou um divisor de águas na trajetória de Diego Ventapane. Além de fortalecer sua reputação, o prêmio resultou em convites para parcerias com produtoras e em interesse acadêmico por seus métodos de animação.

“Ganhar esse prêmio foi algo surreal, incrível. Me fez acreditar que é possível ir mais longe do que eu imaginava e isso me motivou a fazer mais projetos desse porte. Estou desenvolvendo uma série autoral para lançar em um financiamento coletivo e estou com planos de lançar um filme, não sei quando, mas um dia vai acontecer”, declara Ventapane.

Graduado em design gráfico, Ventapane desenvolveu seu apreço pelo stop motion ainda jovem, participando de pequenos projetos universitários antes de fundar Os Bonequinhos em Campos dos Goytacazes. Sua expertise na direção de equipes técnicas e artísticas rendeu convites para palestras, mas foi a entrega do episódio perdido que projetou seu nome no circuito internacional de criatividade.

Economia Criativa impulsionando carreira

Diego Ventapane foi um dos participantes da 3ª edição do Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa com outro projeto, o “Estúdio de Animação Os Bonequinhos”. O programa tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora e criativa no município, oferecendo bolsas que viabilizam o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas de artes visuais, audiovisual, música, design, moda, artesanato, entre outros setores da chamada economia criativa.

Com esse projeto, ele recebeu bolsa mensal e participou de oficinas de plano de negócios ministradas pela TEC Campos Incubadora, com foco em prototipagem e estratégias comerciais.

Para Adriana Crespo, coordenadora do programa, “a participação de Diego Ventapane no Economia Criativa é um exemplo do impacto que o investimento em formação, mentoria e infraestrutura pode ter na trajetória de profissionais criativos. Campos dos Goytacazes reafirma, assim, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável através da cultura, da inovação e do empreendedorismo”.

Em seguida, Ventapane foi destaque no “Negócio Fechado”, programa da J3News TV em colaboração com a TEC Incubadora, onde apresentou seu pitch a um painel de especialistas locais. A performance lhe rendeu menção honrosa e repercussão nas mídias da região, ampliando o alcance de seu estúdio.

“Essas duas experiências me deram uma visão muito particular sobre o meu negócio, que é possível ter sucesso em uma cidade do interior. Não precisei ir pra nenhuma capital para conseguir isso”, observa

Fonte: Prefeitura de Campos

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes