Apresentações artísticas marcaram a abertura da X Conferência Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes na noite dessa sexta-feira (21), no do Solar do Visconde de Araruama, sede Museu Histórico, na Praça do Santíssimo Salvador. O evento termina neste sábado (22), quando, como previsto no regimento do Conselho Municipal de Cultura de Campos (Comcultura), haverá a alternância da sua presidência, que passará a ser gerida pelo poder público, sendo assumida pela presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos.
No Auditório Maria Helena Gomes, uma mesa de debate foi a primeira atividade da Conferência. O encontro contou com as participações da presidente da FCJOL, Fernanda Campos; da presidente do Comcultura, Anna Franthesca de Souza Ribeiro; e do gerente do Sistema Municipal de Cultura, Ronaldo Junior.
“Quando os agentes culturais de um município têm a oportunidade de participar de uma conferência na qual irão eleger conselheiros do Comcultura e podem, inclusive, se candidatar a um desses cargos, vemos a democracia na condução das políticas públicas municipais fortalecida. Desejo que tenhamos um encontro proveitoso”, disse a presidente da FCJOL, Fernanda Campos.
“Quando os agentes culturais de um município têm a oportunidade de participar de uma conferência na qual irão eleger conselheiros do Comcultura e podem, inclusive, se candidatar a um desses cargos, vemos a democracia na condução das políticas públicas municipais fortalecida. Desejo que tenhamos um encontro proveitoso”, disse a presidente da FCJOL, Fernanda Campos.
Encerrando seu mandato, Anna Franthesca, eleita pelos conselheiros em 2024, analisou sua gestão. “Sou a primeira mulher eleita pela sociedade civil a presidir o Comcultura. Foi um período de muitos desafios e reivindicações, na luta da qual todo fazedor de cultura precisa fazer parte, pois se não estivermos aqui, não estaremos em lugar nenhum”, observou.
Em seguida, foi realiza a apresentação teatral “Eu Me Abro”, com direção, texto e interpretação do ator Robson Luiz, o C. R. Cactus. Na encenação, um poeta apresentou um poema de sua autoria, intitulado “Marcas”.
A primeira noite do evento terminou com uma apresentação da cantora e compositora Leny Moraes, junto do músico Renato Arpoador, no pátio do Solar. A canção “Papel Pautado”, do sambista campista Manoel Tancredo (1931-2012), abriu a apresentação, seguida por músicas de Geraldo Gamboa, Jorge da Paz Almeida e Roberto Ribeiro.
SEGUNDO DIA — Serão eleitos, neste sábado, durante a segunda etapa da Conferência, conselheiros e suplentes para as seguintes Câmaras Temáticas do Comcultura: Arte Urbana; Artes Visuais; Audiovisual; Cultura Popular; Coletivos Culturais; Dança; Gestão Cultural; Instituições de Ensino Superior; Literatura; Música; Patrimônio Histórico; e Teatro.
Agentes culturais, gestores culturais e representantes de instituições ou movimentos sociais ligados à cultura, arte e patrimônio do município podem se inscrever até o dia 22, às 10h, no Mapa Cultural Campista, AQUI. Além disso, haverá uma etapa presencial, no próprio local do evento, também neste sábado, das 9h às 10h.
O concurso da Marinha Mercante para admissão, em 2026, às Escolas de Formação de Oficiais (Efomm) acaba de ser aberto. O extrato do edital, versão resumida do documento, foi publicado na...
O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de e-commerce e serviços financeiros da América Latina, está com 604 oportunidades de emprego abertas em diversas regiões do país. As vagas abrangem...
A vacina contra a covid-19 com tecnologia de RNA mensageiro, que está sendo desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentou excelente eficácia nos testes em animais. Os resultados foram semelhantes aos...
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, anunciou, nesta quinta-feira (8), que os aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados de mensalidades associativas serão...
Os incêndios florestais que devastaram mais de 30 milhões de hectares no país, ao longo do ano passado, foram causados, em grande medida, por atividades criminosas. É o que aponta...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br