Sábado, 18 de maio de 2024

Show da Madonna: segurança tem três mil PMs, drones, reconhecimento facial

04/05/2024 às 09h42 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Desde as 6h deste sábado a Polícia Militar realiza o videomonitoramento da área / Foto: Divulgação / PMERJ

O show histórico de Madonna em Copacabana, neste sábado (4), cai no mesmo dia em que a morte de Paulo Gustavo completa 3 anos. O humorista, quando estava vivo, reverenciou a Rainha do Pop algumas vezes com seu trabalho. Relembre:

A poucas horas do show da Madonna, que será às 21h45 deste sábado, o bairro de Copacabana já é palco de um forte esquema de segurança. Desde as 6h, a Polícia Militar realiza o videomonitoramento da região, com o uso de dois drones equipados com câmeras de reconhecimento facial, que sobrevoam as ruas. O equipamento permite cruzar as imagens captadas com um banco de dados que armazena informações sobre cerca de 100 mil foragidos da Justiça. A previsão é de que a operação dos drones termine às 6h deste domingo.

Serão empregados 3,2 mil policiais militares e 1.130 guardas municipais

Haverá 12 pontos de bloqueio e 18 de revista, assim como 65 torres de observação na areia e no calçadão

Serão usadas 42 câmeras de reconhecimento facia

Além das câmeras nesses drones, o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, informou que haverá mais 40 câmeras em pontos estratégicos do bairro, algumas em ruas internas, cujos locais não serão revelados para evitar que criminosos evitem passar por eles.

— O que a gente traz de novidade no policiamento da Madonna em relação ao réveillon, que foi um sucesso, é que a nossa secretaria (de Estado de Polícia Militar) vai instalar, no interior de Copacabana, nas ruas internas do bairro, mais 10 câmeras de reconhecimento facial. Então, nós temos 18 nos bloqueios, duas delas nos drones, as 11 que já estão na orla e, agora, essas 10 espalhadas pelo bairro, distante da orla. Em áreas que a gente entende que são sensíveis, mas que, por estratégia, ficarão escondidas — afirmou o coronel Menezes.

Uma câmera será instalada na estação do metrô da Cardeal Arcoverde, onde se espera que o maior número de passageiros desembarque, devido à proximidade com o palco, montado em frente ao Copacabana Palace. Por isso, o coronel Menezes sugere que as pessoas escolham sair pela estação Siqueira Campos, para evitar a multidão, deixando, ao mesmo tempo, a praia após o show.

Centro móvel de comando

 

De acordo com a Polícia Militar, será utilizado, pela primeira vez, o caminhão no qual funcionará o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que ficará estacionado na Praça do Lido. Será do veículo, perto do palco, que os agentes vão acompanhar todas as imagens transmitidas por meio das câmeras de reconhecimento facial.

O esquema de segurança conta ainda com 65 torres de observação, além de tendas e quadriciclos que serão usados pelos policiais que farão o patrulhamento ostensivo na faixa de areia. O Grupamento Aeromóvel (GAM), responsável pelo monitoramento aéreo; o Batalhão de Ações com Cães (BAC); o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e as Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) também reforçam o policiamento nos bairros de Copacabana e do Leme.

Fonte: Extra

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes