Terça-feira, 23 de abril de 2024

Americano completa 106 anos de tradição, títulos e um futuro promissor

01/06/2020 às 10h38 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Americano completa mais um aniversário sob novo comando e com perspectivas de crescimento. / Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, (01/06), o Americano completa seu 106º aniversário animado com um futuro promissor para os próximos anos por conta da recém-empossada diretoria comandada pelo presidente Vagner Xavier. Devido a pandemia por conta do Covid-19 e respeitando o distanciamento social as comemorações serão virtuais.

As atividades ficaram restritas às redes sociais com a ação #DiaDoAmericano, onde torcedores enviam vídeos e fotos reforçando oamor pelo clube e vestindo o Manto Alvinegro, seja sozinho ou com familiares. Uma missa também será retransmitida nos canais oficiais.

“É com muita honra que aceitei esse desafio de ser presidente do Americano e estou muito orgulhoso disso. O torcedor pode esperar uma gestão séria e voltada exclusivamente para o clube nestes próximos três anos. Os desafios são grandes, mas o objetivo é seguir o hino e fazer o Americano crescer a cada ano”, disse o presidente Vagner Xavier.

Entre os desafios citados pelo dirigente estão a conclusão do Campeonato Estadual de 2020. O clube aguarda a definição da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para concluir a competição dentro de campo. Ainda resta uma partida para o Alvinegro, que matematicamente já escapou da possibilidade de rebaixamento.

História – Contam os historiadores, que o surgimento do Americano ocorreu por conta de um amistoso contra o América, então um dos principais times do estado. Ao longo desses 106 anos, o Alvinegro se tornou o Maior do Interior do Rio de Janeiro devido a sua superioridade no Campeonato Campista, à época o mais forte entre todas as competições disputadas fora da Região Metropolitana.

Exemplos desta grandeza e diferença para os demais rivais são mostrados nas décadas de 1960 e 1970, quando o Americano conquistou 12 títulos campistas em 13 anos, inclusive a sequência de nove consecutivos entre 1967 e 1975. Na década de 1980 teve mais nove conquistas seguidas: no Campeonato do Interior (1985 a 1993) já com o Rio de Janeiro unificado com a Guanabara.

À nível nacional, o Alvinegro em 1987 trouxe mais dois troféus para sua imensa galeria: o Brasileiro de Seleções, representando o Rio de Janeiro, e o Campeonato Brasileiro do Módulo Azul. Já nos anos 1990 e 2000 estendeu a fama em território nacional, sendo carrasco em diversas vezes dos grandes clubes da capital, que sempre temiam jogar no estádio Godofredo Cruz, em Campos. Foi em uma partida dessa contra o Vasco, que o clube conquistou a Taça Guanabara de 2002.No mesmo ano também foi campeão da Taça Rio. A última conquista foi a Copa Rio de 2018.

“É sempre uma felicidade muito grande falar do meu Americano. Eu devo tudo ou quase tudo ao Clube. O amor é incomparável a qualquer outro por onde passei. O Glorioso abriu as portas para tudo que conquiste,” ressaltou o autor dos dois gols contra o Vasco que consolidou a Taça Guanabara, Luciano Vianna.

Ainda nessa relação de atletas de vencedores em 2002, o jogador Wellington Jacaré também aproveitou a data para dizer: “só tenho a agradecer ao Americano pela oportunidade. Pela sorte de ter começado lá. Parabéns pelos 106 anos de glória. E, que o quanto antes possa inaugurar o estádio para receber os torcedores. Joguei no Godofredo Cruz e sei a importância de ter o décimo segundo jogador na arquibancada. ”

Com mais de 50 anos atuante no Clube, um amor repassado pelo pai, o vice-presidente Fábio Rangel se lembra com emoção da época em que jogou pelo Juvenil. Com o tempo, a vida mudou o curso, e mesmo assim ele nunca se afastou do Glorioso. Presenciou e acompanhou quase todos os títulos do Clube. Hoje, Fábio encara com realidade as dificuldades atuais do Americano, mas reforça que: “com a união de todos, a mensagem é de otimismo, tenho certeza que a gente vai conseguir fazer com que o Clube retorne ao cenário nacional. ”

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes