Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Atacante Aloisio abre mão de cidadania brasileira para disputar Copa de 2022

07/08/2020 às 12h13 07/08/2020 às 12h28 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Aloisio iniciou sua trajetória de jogador profissional no Brasil, / Foto: Reprodução

Participar de uma Copa do Mundo é o sonho de todo jogador profissional. Ser convocado para o Mundial representa o reconhecimento do alto desempenho e qualidade do atleta, o qual foi requisitado para estar entre os melhores do mundo, representando seu país. Porém, essa oportunidade não acontece para boa parte dos jogadores, uma vez que a repetição de elenco é muito frequente entre as seleções.

Quando o assunto é Copa do Mundo, não só os jogadores cultivam expectativas e atenção. Os amantes do esporte, as mídias e até aqueles que mal assistem futebol se preparam ansiosamente para declarar sua torcida. O Mundial movimenta diversos seguimentos que estão diretamente ou indiretamente ligados ao campeonato. Desde sites de notícias esportivas como a ESPN, famosas marcas de artigos esportivos como a Nike, e as casas de apostas online como o da Betway Esportes. Por tudo isso, não é raro encontrar histórias sobre atletas que não conseguiram reconhecimento em seu próprio país e buscaram em outra nação a chance de prosperar.

Foi exatamente isso que aconteceu com o atacante Aloisio dos Santos Gonçalves, ou seria melhor chama-lo de ‘Lou Guofu’, seu nome de origem oriental.  

Aloisio iniciou sua trajetória de jogador profissional no Brasil, seu país de origem, aos 18 anos na equipe do Grêmio. Porém, sua passagem pelo clube foi relâmpago. Com o seu destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior, defendendo o tricolor gaúcho, logo cativou interesse de clubes internacionais e foi ‘emprestado’ ao Chiasso, da Suíça.

No ano de 2009, o jogador retornou ao Grêmio que mais uma vez tratou de emprestá-lo. Dessa vez o empréstimo foi feito ao clube Caxias, ano de 2010, e esse período não foi dos melhores devido as inúmeras contusões que Aloisio sofreu. No ano seguinte foi que o atleta viu, enfim, sua carreira decolar no clube da Chapecoense, onde conseguiu se manter e conquistar o campeonato Catarinense de 2011.

A partir daí o seu futebol começou a chamar atenção e despertar interesse de clubes de renome no país. Sua campanha no campeonato brasileiro de 2012, no Figueirense, lhe proporcionou bons frutos. O atacante desempenhou um papel importante para o time chegando a dividir a artilharia com o São Paulo que tinha o ídolo de longo data, Luís Fabiano, como artilheiro.  

 Com uma maneira irreverente de comemorar seus gols, o jogador ficou conhecido como ‘Boi Bandido’. Não demorou muito para o atacante ir compor a equipe do tricolor paulista. A satisfação do São Paulo era tanta que o vice-presidente, João Paulo de Jesus, declarou em entrevista que Aloísio tinha sido uma boa aposta.

Sua história no São Paulo se encerrou no ano de 2014, quando o clube arrecadou 16 milhões com a transferência do seu passe para o futebol asiático. Fora do país, apesar das dificuldades com a nova cultura, o jogador conseguiu a consistência que não teve nos clubes do Brasil e iniciou uma nova história. 

A expectativa e preparação para a Copa do Mundo de 2022 no Catar

Shandong Luneng foi o primeiro clube chinês pelo qual ‘Boi Bandido’ vestiu a camisa. Aloísio desabafou ao Globo Esporte o quão difícil foi encarar a mudança geográfica. Ir trabalhar na China representava muito mais que ter de aprender nova cultura, língua, costumes e gastronomia. Era preciso estudar sobre um novo futebol até então desconhecido pelo atacante.

Segundo o jogador, o acolhimento do povo chinês e dos clubes pelo qual já passou foram importantes para sua permanência no país. “Quando vim pra cá, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida profissional. Na época, não era muito comum e acredito que eu tenha sido um dos primeiros brasileiros a fazer esse caminho. Apesar de muitas dificuldades, sempre fui extremamente bem tratado pelo povo chinês e por todos os clubes que joguei”.

Já familiarizado com sua estadia desde 2014 e sem nenhuma expectativa de convocação para jogar pela seleção brasileira, Aloísio não pensou duas vezes em agarrar a chance de participar de uma Copa do Mundo defendendo as cores da bandeira chinesa. Para isso, foi necessário que o atleta se naturalizasse chinês e abdicasse do seu nome ocidental. Lou Guofu é sua nova identidade e é como será chamado pelos narradores de futebol quando estiver em campo. .

Recentemente, recebeu com euforia a primeira convocação para defender a seleção chinesa. O atacante de 31 anos, espera corresponder apresentando um bom futebol, pois tem o desejo de participar da Copa do Mundo de 2022 que acontecerá no Catar. Vale lembrar que assim como ele, o atacante Elkeson também integra a seleção e já teve o privilégio de marcar pela China em agosto de 2019, na sua primeira convocação.  

Atualmente, Lou Guofu (Boi Bandido) é contratado da principal equipe no cenário do futebol chinês, o Guangzhou Evergrande. O clube que já foi dirigido pelo técnico brasileiro Luís Felipe Scolari no período de 2015 a 2017, é o atual campeão da Super Liga Chinesa sob o comando do italiano Fabio Cannavaro.

O futebol na China, assim como em todo o mundo, está adequando seus cronogramas e atividades esportivas as orientações previstas pela OMS. Por se tratar de uma contratação atual, Aloísio ainda não conseguiu participar de nenhuma partida disputada pelo clube, pois está no Brasil, devido as recomendações de isolamento social como atitude preventiva contra o covid-19.

A expectativa para o retorno oficial do futebol pelo mundo é enorme. Em alguns países, onde a pandemia já conseguiu estabilizar, campeonatos já voltaram a acontecer adotando importantes medidas de segurança. No Brasil é provável que o cronograma se estenda até o próximo ano, pois as datas de retorno ainda não foram definidas.  

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes