Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Atletas sobrevivem desde que tenha UTIs livres", diz infectologista da USP

26/03/2020 às 10h58 26/03/2020 às 11h10

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O tenista brasileiro Thiago Wild foi infectado pelo Coronavírus e está em isolamento

"Os atletas sobrevivem desde que tenha UTIs disponíveis". Essa é a fala da professora Ester Sabino, infectologista e pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da USP e uma das responsáveis pelo sequenciamento do novo coronavírus, após o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em rede nacional ontem (24). Durante a fala, Bolsonaro afirmou que seu passado de atleta o ajudaria num eventual caso de contração da Covid-19. A profissional esclareceu ao UOL Esporte que praticantes de atividades físicas, mesmo os esportistas de elite, podem ser infectados e terem o quadro de saúde agravado caso sejam contagiados.

"Mesmo com um pulmão mais desenvolvido, o atleta de alto rendimento também pode ter um caso agravado de Covid-19. A proporção é menor. Em geral, atletas sobrevivem desde que tenha Unidades de Terapia Intensiva disponíveis. Se não tiver, vão morrer em casa. Não podemos ter todos doentes ao mesmo tempo", declarou a doutora Ester Sabino.

Na noite de ontem, Bolsonaro mostrou sua insatisfação com o isolamento social determinado por muitos governos estaduais e apontou que, mesmo pertencendo ao grupo de risco por ter 65 anos de idade, estaria protegido do coronavírus por ter sido um esportista.

"No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus não precisaria me preocupar, nada sentiria ou seria quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho", disse o presidente.

Ainda de acordo com a médica Ester Sabino, o atleta, além de estar sujeito a sofrer um quadro grave de Covid-19, pode transmitir o vírus a outras pessoas mesmo quando assintomático. Por esse motivo, o isolamento social é extremamente importante.

"As pessoas mais jovens e não obesas têm risco menor de desenvolver a doença, mas pegam o vírus igual e podem transmitir mesmo estando assintomáticos. O risco ao se dizer que um atleta ou jovem pode se despreocupar e sair de casa é de os casos aumentarem drasticamente e não termos lugares na UTI. Mesmo jovens, algumas vezes, precisam da terapia intensiva. Se todos precisarem ao mesmo tempo, não vai ter lugar na UTI para os jovens", alertou a infectologista.

Atletas com coronavírus sofrem com doença

É grande a lista de atletas que confirmam terem sido diagnosticados com o coronavírus. O último foi o tenista brasileiro de 20 anos Thiago Wild, que, abatido, publicou um vídeo de alerta nas redes sociais.

"Acabei contraindo Covid-19, o resultado saiu hoje. Uns dias atrás eu tive sintomas febre e um pouco gripado, daqui a pouco o período de incubação vai passar, mas estou bem. Estou passando pra alertar que tem que ficar em casa e tomar cuidado com isso. É uma doença séria que pode ser controlada com a força de todos", disse Thiago.

Na Espanha, Jonathas Jesus, do Elche-ESP, sofreu com a doença. "Foi uma dor muito forte nos primeiros dias. Eu que sou atleta. Imagina numa pessoa de idade. Meu corpo e cabeça doeram muito. O meu corpo estava um caco principalmente nos três dias. Eu não tinha força pra nada. Tomando banho quase desmaiei. Não é brincadeira", contou em entrevista ao Esporte Espetacular da TV Globo. .

Até quem um dia brincou com a doença pediu desculpas após entender a gravidade da pandemia. O primeiro jogador da NBA a ser diagnosticado com o coronavírus, Rudy Gobert, do Utah Jazz, pediu desculpas após aprender que a doença não é brincadeira. Ele havia brincado em entrevista a jornalistas dias antes de ser confirmado a própria contaminação colocando a mão em microfones e gravadores.

"Eu fui descuidado e não há desculpas. Espero que minha história sirva de alerta e faça com que todos levem isso a sério. Farei o que puder para apoiar o uso da minha experiência como forma de educar outras pessoas e impedir a propagação do vírus", escreveu o jogador em carta.

Fonte: Uol

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes