Sábado, 02 de agosto de 2025

Brasil empata com a Colômbia na Copa América e enfrentará Uruguai na semifinal

Goleira Lorena foi expulsa em lance que mostrou a importância do uso do VAR; equipamento só será adicionado nas semifinais do torneio

26/07/2025 às 09h36 Igor Azeredo

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Goleira Lorena foi expulsa em lance que mostrou a importância do uso do VAR; equipamento só será adicionado nas semifinais do torneio / Foto: Lívia Villas Boas / CBF

A necessidade de um empate ou vitória, por parte da Colômbia, para se classificar à semifinal da Copa América feminina, deu um tempero a mais ao confronto que historicamente já é bastante disputado com o Brasil. Com isso, mesmo que a seleção brasileira já estivesse classificada para a próxima fase, entrou na pilha no primeiro tempo do jogo no Complejo Independiente del Valle, em Quito, e passou a disputar uma partida tensa e truncada, com diversas faltas de ambos os lados. Uma delas, ocasionou a expulsão da goleira Lorena. Ainda assim, a equipe treinada por Arthur Elias segurou o empate sem gols e com uma jogadora a menos na maior parte do confronto, para se classificar como líder do grupo. Agora as brasileiras enfrentarão o Uruguai na semifinal do torneio.

A equipe colombiana abusou de lançamentos nas pontas, principalmente com a atacante Caicedo, para atacar Gabi Portilho no mano a mano. Além disso, a equipe subiu a marcação para apertar a saída de bola brasileira e conseguir apostar lances na velocidade da ponta Loboa também.

Com esta fórmula, a equipe desconcertou o Brasil, que não conseguiu construir jogadas perigosas no primeiro tempo e passou a fazer mais faltas para diminuir o ritmo do jogo. Ao todo, foram mais de 35 faltas na partida.

Aos 20 minutos a falta de um VAR se mostrou um problema para a competição. O equipamento só será utilizado na competição a partir das semifinais.

A goleira brasileira Lorena foi expulsa após sair da área para impedir um ataque colombiano e colocar o braço na bola.

Embora fosse um lance relativamente simples, rendeu mais de sete minutos de desentendimento entre a juíza do jogo, que deu um cartão amarelo no primeiro momento, a bandeirinha, que após conversa com a juíza chegaram à conclusão do vermelho, e as jogadoras tanto do Brasil quanto da Colômbia frustradas com a demorada da tomada de decisão.

O segundo tempo seguiu com menos velocidade da Colômbia. Embora tivesse uma jogadora a mais, a equipe não conseguiu furar a defesa brasileira com um jogador a menos e cansou, possivelmente imapctadas pelo ar rarefeito de Quito.

Embora o Brasil já estivesse classificado para a fase de mata-mata, agora Arthur Elias ficará sem a goleira titular Lorena e irá pairar uma dúvida sobre a titularidade de Gabi Portilho e Yaya, a primeira que sentiu após lesão em dividida de bola, e a segunda por ter levado uma bolada forte na cabeça. Ambas não foram substituídas porque o técnico já havia usado as cinco trocas.

Agora Brasil enfrentará Uruguai na terça-feira, às 21h, enquanto a Colômbia, que também passou, enfrentará Argentina na segunda-feira no mesmo horário.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes