Segunda-feira, 06 de outubro de 2025

Camisa 10: jogador Éverton Ribeiro revela diagnóstico de câncer na tireoide

06/10/2025 às 19h45 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O camisa 10 do Bahia, Everton Ribeiro, de 36 anos, revelou o diagnóstico de um câncer de tireoide na tarde desta segunda-feira (6). O jogador passou por cirurgia e contou que recebeu o diagnóstico há cerca de um mês. / Foto: Reprodução

O camisa 10 do Bahia, Everton Ribeiro, de 36 anos, revelou o diagnóstico de um câncer de tireoide na tarde desta segunda-feira (6). O jogador passou por cirurgia e contou que recebeu o diagnóstico há cerca de um mês.

O câncer de tireoide, diferente da maior parte dos cânceres, é muito menos agressivo, destaca o oncologista Stephen Stefani, do grupo Oncoclinicas, Porto Alegre, e membro do conselho da American Health Foundation.

“A gente fica muito mais tranquilo. Tanto que existe o caminho global de nem querer chamar de câncer, quando o paciente, por exemplo, tem um carcinoma de tireoide do tipo folicular ou papilífero. É uma doença presente, mas sem o alarme que outras doenças oncológicas podem causar”, diz o médico.

Os quatro principais tipos de câncer de tireoide

Há quatro principais tipos de câncer de tireoide:

Papilífero: o tipo mais comum (cerca de 80% dos casos). Cresce lentamente e costuma ter bom prognóstico.

Folicular: também tem evolução lenta e, geralmente, bom resultado com tratamento.

Medular: mais raro e pode estar relacionado a síndromes genéticas hereditárias.

Anaplásico: é muito incomum e o tipo mais agressivo e de crescimento rápido, geralmente diagnosticado em estágios avançados.

Esses são tumores primários de tireoide. Outras doenças, mesmo que muito raras, também podem acometer a tireoide.

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns do câncer de tireoide, estão:

Nódulo ou caroço no pescoço (geralmente indolor)

Inchaço no pescoço

Rouquidão persistente

Dificuldade para engolir ou respirar

Dor que pode irradiar para o ouvido ou mandíbula

Outros achados incidentais, assintomáticos, também podem ser identificados através de outros exames que investigam a região cervical.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio de aquisição de material histológico, ou seja, obtenção de fragmento, mais comumente, por meio de punção aspirativa com agulha fina (PAAF)], com anestesia local.

Exames de imagem (como ecografia) e alguns exames laboratoriais sanguíneos podem contribuir para elucidar quadros suspeitos.

“Não há indicação para fazer rastreamento de rotina de câncer de tireoide. Entre os motivos está o fato de que o câncer de tireoide, diferentemente de muitos tipos de doenças oncológicas, não se beneficia do diagnóstico precoce”, afirma o oncologista Stephen Stefani.

Tratamento

O tratamento varia muito conforme o tipo histológico. Os tipos mais comuns, como o papilífero e folicular, respondem bem à cirurgia, eventualmente com necessidade de complementar com iodoterapia (aplicação de iodo radioativo em doses para fazer ablação do tecido restante).

Alguns casos podem ficar somente em acompanhamento, sem necessidade de tratamento específico, além de vigilância ativa.

O tipo medular pode ser manejado com drogas que tenham como alvo eventuais mutações específicas. A quimioterapia e radioterapia são muito raramente necessárias.

Everton explicou aos fãs nas redes sociais que está em recuperação e agradeceu o carinho dos seguidores.

“Oi, amigos. Preciso compartilhar uma notícia com vocês. Há cerca de um mês, fui diagnosticado com um câncer na tireoide. Hoje fiz a cirurgia e tudo correu bem, graças a Deus. Sigo em recuperação, com fé e com o apoio da minha família e de vocês. Obrigado por cada oração e carinho. Ter vocês ao meu lado faz toda a diferença. Tenho certeza de que vamos vencer mais essa batalha juntos”, escreveu Everton.

Incidência

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que, a cada ano, aproximadamente 14 mil novos casos de câncer de tireoide são diagnosticados no Brasil, sendo 2.000 em homens e 12 mil em mulheres.

A doença é predominante no sexo feminino. Há um risco estimado de 1,72 casos a cada 100 mil homens e 11,15 casos a cada 100 mil mulheres.

Bahia não divulga o tempo de recuperação de Everton Ribeiro

A cirurgia de Everton ocorre durante a pausa do Campeonato Brasileiro para o Data Fifa. O Bahia não divulgou o tempo de recuperação do jogador, mas segundo o ge, ele vai ficar fora dos treinos ao longo desta semana.

Everton Ribeiro está no Bahia desde o início de 2024. O meia é o capitão do time e titular absoluto do técnico Rogério Ceni.

Fonte: G1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes