A decisão do Flamengo de não assinar o manifesto antirracista enviado pelos clubes da Libra à Conmebol contra a declaração racista do presidente da entidade, Alejandro Domínguez, gerou imediata revolta nas redes sociais, entre rubro-negros e torcedores de outros times. Após o sorteio da fase de grupos da Libertadores, o dirigente foi questionado como seria o torneio sem os clubes brasileiros e fez a analogia ao personagem Tarzan sem a macaca Chita.
Segundo o Blog do Diogo Dantas informou, o Flamengo entendeu que a manifestação contra o presidente da Conmebol deveria ter sido feita pela CBF. Em nota oficial, o Rubro-negro afirmou o "compromisso no combate estrutural ao racismo no futebol e na sociedade" e destacou que está sendo elaborado uma cláusula antirracismo em seu estatuto.
A posição institucional fez o termo "vergonhoso" figurar entre os assuntos mais comentado no X. Entre as várias críticas, um grupo político do rubro-negro afirmou que "a decisão da gestão de Luiz Eduardo Baptista de não assinar a nota da Libra contra a fala racista do presidente da Conmebol demonstra falta de visão e sensibilidade. O combate ao racismo deve unir todos os clubes e torcedores."
Já os próprios torcedores se sentiram frustrados com a atitude do clube. Um deles foi categórico ao reprovar a nota do Flamengo.
"O posicionamento institucional do CRF sobre o racismo escancarado do presidente da Conmebol é VERGONHOSO e nojento, atentando contra a própria torcida", disse o rubro-negro Thiago.
Depois do sorteio da Libertadores, mas antes da fala de Alejandro sobre os clubes brasileiros fora da competição, Bap já havia se manifestado e relativizado o discurso do presidente da Conmebol.
— Achei o discurso adequado e ponderado. É sempre importante lembrar que, em que pese o racismo ser algo odioso e que no Brasil é crime, nos outros 10 países da Conmebol não é. Eu entendo o desafio da Conmebol de lidar com 10 governos que não têm a visão que o brasileiro teve. Ele colocou muito bem que é um aspecto cultural. Para nós no Brasil é crime e para eles não — analisou o dirigente rubro-negro.
Veja abaixo a nota da Libra sobre a Conmebol:
"Os clubes brasileiros Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vitória, Ferroviária, Paysandu, Remo, Volta Redonda, ABC, Brusque, Guarani e Sampaio Corrêa - membros da LiBRA - vêm a público manifestar seu profundo repúdio às declarações do presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, que, ao comparar a possível ausência das equipes brasileiras na Copa Libertadores a "Tarzan sem Chita", utilizou uma analogia de evidente cunho racista e preconceituoso.
A gravíssima declaração de Dominguez traz à tona o evidente preconceito enraizado no ambiente do futebol, reforça estereótipos racistas, perpetua a desumanização de pessoas negras, além de demonstrar total insensibilidade em relação a temas de extrema urgência, como o combate ao racismo e a promoção da diversidade no futebol.
Os clubes brasileiros reafirmam seu compromisso com a luta contra o racismo e com a promoção de um futebol inclusivo e respeitoso. Não aceitaremos calados nenhum tipo de discriminação, seja em campo, nas arquibancadas ou nas declarações de dirigentes."
A Justiça do Rio de Janeiro autorizou, nesta quarta-feira (13), o cantor MC Poze do Rodo a retomar sua agenda de shows fora do estado do RJ e determinou a...
O Jardim São Benedito vai ser palco de mais uma edição do programa “Vem pro Jardim”, no próximo domingo (17), com distribuição de pipoca e algodão doce e brinquedos infláveis...
Um homem de 59 anos morreu após ter sido prensado pela companheira, em um acidente doméstico na madrugada de segunda-feira, em Campanhã, na cidade do Porto, em Portugal. O caso foi...
Stefânia Lemos mantém uma vida discreta, longe dos holofotes, com perfis nas redes sociais trancados. Mas a mulher do humorista acabou virando personagem de uma polêmica depois que uma traição...
Terminam nessa sexta-feira (15) as inscrições para os cursos offshores gratuitos oferecidos pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). A iniciativa acontece através de uma parceria entre a Prefeitura,...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br