Sexta-feira, 02 de maio de 2025

Entenda por que colaram um cartaz do Vampeta pelado em ato pró-Bolsonaro

Ação é conhecida como 'vampetaço'

27/02/2024 às 08h50 Igor Azeredo

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Ação é conhecida como 'vampetaço' / Foto: Reprodução/Redes Sociais

Primeiro atleta do futebol a posar nu para uma revista, o ex-jogador Vampeta não imaginava, ao tirar a roupa em 1999 para a extinta G Magazine, voltada ao público gay, que essas fotos se tornariam um símbolo de desaprovação pública na internet. O "vampetaço", como é conhecido, define uma ação realizada por centenas ou milhares de usuários do X (antigo Twitter), que adicionam inúmeras fotos do ensaio sensual do atleta nos comentários das redes sociais de um alvo em específico.

O foco mais recente foi contra o Estado de Israel, em meio à repercussão da declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou a ação do país na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus perpetuado por Adolf Hitler.

Neste domingo, durante o ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, um cartaz com a imagem de Vampeta nu foi visto próximo ao local escolhido para a manifestação, que reuniu dezenas de bandeiras de Israel. O próprio Bolsonaro, aliás, subiu ao palco segurando uma flâmula israelense.

O cartaz trazia uma tarja sobre a parte íntima de Vampeta, na qual se lia a expressão "cessar-fogo" em inglês.

Vampetaço x chanceler israelense

O Vampetaço contra Israel começou na semana passada. Internautas adicionaram fotos do ex-jogador nas redes sociais do chanceler israelense Israel Katz, após ele rebater a declaração de Lula. "Ninguém vai separar nosso povo, nem mesmo você, Lula", escreveu Kats com uma imagem gerada por inteligência artificial, que continha diversos erros. A frase "Ordem e progresso" na bandeira brasileira foi substituída, por exemplo, por "biscet p pruchico".

Os internautas não perdoaram os erros e surgiram diversas respostas, entre elas as imagens de Vampeta.

Vampetaço contra o racismo

Outro ação semelhante se deu em favor de Vinícius Junior, jogador do Real Madrid que sofreu vários casos de injúria e racismo durante partidas no Campeonato Espanhol. Entre os casos, Vini Jr. foi ofendido em um jogo contra o Valencia e foi chamado de mentiroso pelo clube. Internautas brasileiros não perdoaram e, a cada postagem do perfil oficial do time no X, surgiam dezenas de comentários com alguma imagem do ensaio de Vampeta.

Fonte: Extra

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes