Sexta-feira, 04 de julho de 2025

Gabigol, do Cruzeiro, é absolvido em definitivo de acusação de fraude em exame antidoping

Caso ocorreu quando o atacante jogava pelo Flamengo, em 2023, e desde então vinha atuando por meio de uma liminar

04/07/2025 às 16h14 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Caso ocorreu quando o atacante jogava pelo Flamengo, em 2023, e desde então vinha atuando por meio de uma liminar

A novela envolvendo Gabigol e o caso de violação das regras antidoping finalmente chegou ao fim. Nesta sexta-feira, o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS na sigla em inglês), aceitou o recurso do jogador e anulou a suspensão de 24 meses aplicada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e a União Federal, em março de 2024. Agora, o processo está concluído e o atleta livre da pena em definitivo, já que o CAS é a instância máxima do esporte mundial.

O caso aconteceu em abril de 2023, quando Gabriel Barbosa, então jogador do Flamengo, foi acusado de violar o protocolo da testagem antidoping dos atletas. Na ocasião, ele teria dificultado a coleta do exame de urina quando abordado por um funcionário responsável pelo material, e na sequência não teria lacrado corretamente o recipiente. Assim, ele foi denunciado à ABCD, através do TJD-AD (tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem), pela tentativa de fraude do exame, e em março de 2024, condenado com dois anos de suspensão.


O Flamengo não perdeu tempo e recorreu à CAS, mas enquanto o julgamento inicial não acontecia, ele desfalcou o rubro-negro por cerca de um mês. O apelo inicial à corte suíça deu certo em 30 de abril, quando o tribunal suspendeu a condenação por unanimidade e Gabigol foi liberado para voltar aos gramados, enquanto aguardava o julgamento final.

Em nota, o CAS informou que "o painel determinou que, embora o comportamento do Sr. Barbosa tenha sido completamente não cooperativo, ele não pode ser considerado como 'adulteração' de acordo com o Código Mundial Antidoping (WADC) e não configura um ADRV (violação da regra antidoping, na sigla em inglês)".

"O Painel enfatizou que esse comportamento poderia ter constituído um ADRV se os DCOS (oficiais de controle de doping) tivessem notificado o Sr. Barbosa adequadamente ou adotado uma abordagem mais robusta, informando-o de que não tolerariam atrasos na ida à estação de controle de dopagem ou qualquer tipo de comportamento obstrutivo. À luz dessas considerações, o Painel do CAS concluiu que nenhuma sanção deve ser imposta ao Sr. Barbosa. A apelação do Sr. Barbosa foi julgada procedente, e a decisão da TJDAD foi anulada", afirma o final da sentença.

Em 2024, Gabigol encerrou uma passagem de quase seis anos pelo Flamengo, e, na temporada seguinte, deu início a uma trajetória no Cruzeiro. Ele deixou o clube carioca com uma série de taças, sendo as mais importantes as duas conquistas da Libertadores e os dois títulos do Campeonato Brasileiro. Na Raposa, ele já entrou em campo 22 vezes, e tem nove gols e quatro assistências.

Fonte: Extra

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes