Segunda-feira, 06 de outubro de 2025

MPRJ e Vasco da Gama firmam parceria pelo 'Pacto Ninguém Se Cala' no combate à violência

06/10/2025 às 19h10 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A iniciativa está alinhada ao protocolo ?Não é Não?, instituído pela Lei nº 14.786/2023 / Foto: Ilustração

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) oficializou, nesta segunda-feira (06/10), a adesão do Vasco da Gama SAF ao “Pacto Ninguém Se Cala”, uma iniciativa que fortalece a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher em espaços públicos e privados. o pacto tem como objetivo promover de forma concreta a cultura de respeito e proteção além de combater a discriminação e o assédio com informação, acolhimento e proteção.

A iniciativa está alinhada ao protocolo “Não é Não”, instituído pela Lei nº 14.786/2023, e busca ampliar sua aplicação em ambientes esportivos, como estádios de futebol, casas de espetáculo e eventos de grande circulação. A ação é coordenada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD/MPRJ), com o apoio da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Direitos Humanos e Proteção à Vítima e da Coordenadoria do Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV/MPRJ). 

A adesão do Vasco da Gama representa um avanço significativo na construção de ambientes mais seguros e inclusivos para as mulheres. O MPRJ já iniciou diálogo com outros clubes de futebol para a elaboração de planos de ação voltados ao combate ao assédio e às discriminações de gênero. 

Participaram da reunião de assinatura a coordenadora do CAO VD/MPRJ e do Núcleo de Gênero, Isabela Jourdan; a coordenadora do NAV/MPRJ, a procuradora de Justiça Patrícia Carvão; as promotoras de Justiça Fernanda Vieira de Moraes, da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Direitos Humanos e Proteção à Vítima; a diretora jurídica e de compliance do Vasco SAF, Bianca Moraes Reis; além das representantes do clube Jéssica Ferreira e Clarissa Arteiro. 

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes