Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Novo secretário estadual de Saúde diz que 'clubes devem esperar para voltar aos treinos'

22/05/2020 às 10h04 22/05/2020 às 10h05 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Treino dos jogadores do Flamengo no Ninho do Urubu / Foto: Paulo Franco

No conflito de declarações protagonizado pelos órgãos responsáveis do Rio de Janeiro, foi a vez de Fernando Ferry, novo secretário estadual de saúde, dar sua opinião. Embora represente o governo do estado, Ferry, que está há apenas quatro dias no cargo, foi na contramão do governador Wilson Witzel e deu razão à prefeitura do Rio, que ainda não autorizou o retorno aos treinamentos.

- A comissão técnica da prefeitura, formada por vários médicos, da qual faço parte, aconselhou o prefeito a não liberar os treinamentos por enquanto. A curva está mudando, temos que esperar para ver o que acontece. A situação deve ser avaliada semana a semana, mas por enquanto os clubes precisam esperar - afirmou nesta quinta-feira o secretário, na live do perfil do vereador Felipe Michel.

Fernando Ferry, que substituiu Edmar Santos no cargo de secretário estadual de Saúde, faz parte da comissão técnica formada pelo prefeito Marcelo Crivella. Além dele, participam a secretária municipal da Saúde, Ana Beatriz Busch; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Sylvio Provenzano; os infectologistas Rafael Galliez e Celso Ramos Filho, da UFRJ; e o virologista Amilcar Tanure, também da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

- A Ferj mostrou plano para poder voltar aos treinos. Mas qual o problema de todo plano? Chama-se ser humano. Sempre vai ter um desgraçado que vai sair fora do planejamento. No papel é muito bonito, o problema é operacionalizar. Neste momento nós não podemos liberar o treinamento. Estão com medo dos atletas perderem sua condição física. Mas isso seria exemplo ruim. Se o futebol pode, por que a luta não pode, o judô? O teste negativo não quer dizer nada. Não é garantia - disse Ferry.

Mais cedo nesta quinta-feira, em entrevista à "CNN", o governador Wilson Witzel depositou nos clubes a responsabilidade de retomar ou não os treinos.

- Quero esclarecer que não sou contra os treinos acontecerem. O que eu disse que sou contra é que aconteçam sem preocupação por parte dos dirigentes para preservar o atleta, que fica exposto. A responsabilidade é dos dirigentes e não do estado, ao assumir essa responsabilidade - explicou ele - disse Witzel.

Enquanto isso, o Flamengo ignora as determinação da prefeitura do Rio e treina normalmente (é claro, seguindo as orientações de segurança previstas no protocolo da Ferj) no Ninho do Urubu desde a última terça-feira. E pretende seguir com a programação de treinamentos nos próximos dias.

Fonte: Globo Esporte

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes