Nascido em Campos dos Goytacazes, o jovem atacante Gabriel Mec, de apenas 17 anos, vem chamando a atenção do mundo do futebol. O campista foi apontado pelo jornal britânico The Guardian como um dos jovens mais promissores do futebol mundial e já desperta o interesse de gigantes europeus como Chelsea e Shakhtar Donetsk, que chegaram a sondar o jogador com propostas na casa dos R$ 100 milhões.
Mas por trás do sucesso e do status de maior revelação recente do Grêmio, há uma história marcada por superação e fé, como revelou uma reportagem especial do UOL.
Da pensão em Porto Alegre à beira do despejo
Natural de Campos, Gabriel se mudou para Porto Alegre em 2018, aos 10 anos, acompanhado da mãe, Ana Márcia de Carvalho, em busca do sonho de se tornar jogador profissional. Sem condições de arcar com moradia, mãe e filho foram viver em uma pensão com 60 pessoas, próxima ao centro de treinamento do Grêmio.
“Nosso quarto era pequeno, só cabiam as camas. Eu nunca tinha passado dificuldade, mas essa fase foi muito difícil. Tudo era sujo, apertado. No fim de semana os pais dos meninos bebiam muito e a situação piorava”, contou Ana Márcia ao UOL.
Durante os dois primeiros anos, apenas os dois viveram em Porto Alegre. A saudade e as condições precárias quase fizeram Ana desistir — mas o pequeno Gabriel, com apenas 9 anos, era quem a convencia a continuar.
“Eu arrumava as malas várias vezes. Mas o Gabriel me dizia para ter calma, que as coisas iam melhorar, que ele ia vencer na vida. Ele foi o meu apoio”, lembrou emocionada.
Pandemia, desemprego e o risco de viver nas ruas
Em 2020, o pai de Gabriel, Robson Macedo, se mudou para Porto Alegre acreditando em dias melhores. No entanto, a pandemia da Covid-19 trouxe uma nova crise. Robson perdeu o emprego, e a família ficou sem renda e sem comida.
“Eu disse para minha família que não tínhamos mais o que comer, que aquele seria o último dia com alimento. Passei a noite chorando, sem saber o que fazer”, contou Robson.
A situação chegou ao ponto de ele e o filho escolherem um lugar na rua para morar — embaixo de um viaduto ou em frente a uma padaria. O que mudou o destino da família foi um gesto de solidariedade: um casal de torcedores do Grêmio soube da história e levou duas cestas básicas, além de uma vizinha que os acolheu em casa.
Essa vizinha era mãe do volante Lucas Camilo, campeão sul-americano sub-17 com o Brasil em 2023. O apoio se somou ao de outros jovens atletas do Grêmio, como Nathan Fernandes, Smiley e João Felipe, que ajudaram a família a se reerguer.
Da fome ao profissionalismo
Com o tempo, o talento e a persistência de Gabriel falaram mais alto. Desde 2021, o atacante conta com uma equipe de seis profissionais — incluindo preparadores físicos, fisioterapeuta e técnico de performance — para acompanhar seu desenvolvimento. Nesse período, ele ganhou 13 centímetros de altura e 13 quilos de massa muscular, transformando-se em uma das principais apostas do Grêmio.
Hoje, Gabriel Mec vive o que sempre sonhou. E a mãe, que quase desistiu, só tem gratidão:
“Antes eu contava a nossa história chorando. Hoje eu conto com gratidão. Tudo o que passamos fortaleceu o Gabriel. Quando eu arrumava as malas, ele prometia que ia mudar nossas vidas — e ele está cumprindo”, disse Ana Márcia.
A história de força e esperança de Juliene Barreto, de 28 anos, ganhou um novo e feliz capítulo. Depois de semanas de angústia e incerteza, a jovem — diagnosticada com...
A maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta terça-feira (21) para condenar os sete réus do Núcleo 4 da trama golpista ocorrida durante o...
O fisiculturista Ricardo Nolasco dos Santos, conhecido como Kadu Santos, morreu nessa segunda-feira (2o/10), no Rio Grande do Sul. O ex-atleta tinha 31 anos e colecionava diversos títulos na modalidade. A causa da...
A jovem de 22 anos envolvida num escândalo de bebê falso que escandalizou o Reino Unido pediu desculpas após fingir gravidez, fazer chá revelação, simular um parto e dar à luz...
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou, nesta terça-feira (21), que não é possível reduzir a desigualdade no Brasil e na América Latina sem reduzir os casos de gravidez na...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br