Sexta-feira, 29 de março de 2024

'Sem vacina, acho que cancelam a Olimpíada', diz brasileiro no Japão

03/07/2020 às 12h40 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Richardson, que atua no Kashiwa Reysol / Foto: Divulgação/Kashiwa Reysol

Adiados para 2021, os Jogos Olímpicos de Tóquio correm o risco de não acontecer. Ao menos essa é a visão de quem vive no Japão e acompanha de perto o que está sendo feito no país para conter a pandemia de coronavírus.

"Eu estou vendo todos os cuidados e investimentos que os japoneses estão fazendo para receber o evento, mas eu acredito que se não houver vacina, não vai ter condições de ser realizada a Olimpíada. A medicina aqui está correndo contra o tempo para conseguir essa vacina para dar segurança não só para a população daqui, mas aos atletas e espectadores que vão vir. Até pela cultura japonesa de ver as situações de risco, acho que devem cancelar o evento caso não encontrem uma vacina", opinou Richardson, meia de 28 anos e que desde 2019 atua no Kashiwa Reysol, time com sede em uma cidade há cerca de 30 km de Tóquio.

Apesar de estar localizado muito mais perto da China, local onde a pandemia de coronavírus começou, o Japão registrou, até o momento, cerca de mil mortes pela doença, enquanto que o Brasil, do outro lado do mundo, já ultrapassou os 60 mil óbitos.

Toda essa diferença, para Richardson, está na educação da população: "Quando começou a pandemia, e até hoje, existe um cuidado muito grande aqui no Japão. Acho que é algo cultural, pois nós, brasileiros, relevamos alguma situação e achamos que nunca vai acontecer com a gente. Aqui o pessoal respeita muito as normas."

E isso foi conquistado sem a necessidade de medidas tão radicais. "Quando começou a pandemia aqui no Japão, todos os campeonatos do país pararam, mas em nenhum momento fomos obrigados a ficar em casa. Não foi determinado como lei ficar de quarentena, mas pediram que a população saísse somente quando fosse necessário. Eu, particularmente, continuei em casa treinando online e ocorreu tudo tranquilo."

O retorno da J-League, a primeira divisão do Campeonato Japonês, e que só teve uma rodada disputada antes da parada, está marcada para este sábado e o Kashiwa Reysol, de Richardson, um dos líderes do torneio, encara o Tokyo.

Fonte: R7

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes