Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
Estado RJ

ANP autoriza GNA I a exportar gás natural liquefeito pelo Porto do Açu no RJ

ANP libera exportação de GNL a partir do Porto do Açu

Por Fabrício Freitas
26/01/2026 às 17h01

ANP autoriza GNA I a exportar gás natural liquefeito pelo Porto do Açu / Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis autorizou a termelétrica GNA I a exportar gás natural liquefeito no mercado de curto prazo. O volume permitido é de até 350 mil metros cúbicos por ano, conforme autorização publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, dia 26.

A exportação será realizada por via marítima, com o uso de navios metaneiros, a partir do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito localizado no Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. A autorização prevê que a operação ocorra sem comprometer o abastecimento do mercado interno brasileiro de gás natural.

Segundo a ANP, a liberação da exportação tem como objetivo garantir o equilíbrio do sistema e o pleno atendimento da demanda nacional, permitindo a comercialização de excedentes em períodos específicos do mercado de curto prazo.

A UTE GNA I integra o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, com capacidade instalada total de 3 gigawatts, distribuídos entre duas usinas. A unidade entrou em operação comercial em setembro de 2021 e possui contrato de comercialização de energia no ambiente regulado com duração de 23 anos, contados a partir de 2019.

O Porto do Açu vem se consolidando como um dos principais polos de energia e logística do país, com papel estratégico no escoamento e na regaseificação de gás natural liquefeito no Brasil.

Fonte: Por Fabricio Freitas

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes