Sábado, 15 de novembro de 2025

Arteris vence sozinha leilão da BR-101 e promete R$ 10,1 bi em obras no Norte Fluminense

Empresa garante nova concessão sem concorrentes e amplia obras na região

11/11/2025 às 18h03 Redação Ururau

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Arteris vence sozinha e vai investir R$ 10 bi na BR-101/RJ / Foto: Arte e edição Ururau

A Arteris saiu vencedora, sem concorrentes, no leilão da BR-101/RJ — Autopista Fluminense — realizado nesta terça-feira (11) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O contrato, confirmado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos até 2047, com foco em duplicações, faixas adicionais e melhorias que vão impactar diretamente a região Norte Fluminense.

Com 322 quilômetros de extensão, a rodovia liga Niterói à divisa com o Espírito Santo e atravessa 13 municípios fluminenses, entre eles Campos dos Goytacazes, Macaé, Casimiro de Abreu e Rio Bonito. Esses trechos concentram grande parte do tráfego industrial e portuário, especialmente em torno do Porto do Açu e do polo de petróleo e gás de Macaé, considerados motores da economia regional.

O plano de obras inclui a duplicação de 49,5 quilômetros de pista, implantação de 52,5 quilômetros de faixas adicionais, 14 quilômetros de marginais, 12 novas pontes e viadutos, além de 21 passarelas e 59,2 quilômetros de ciclofaixas. Estão previstos ainda 40 novos pontos de ônibus e a recuperação de 39 estruturas já existentes.

O modelo de concessão é o simplificado, sem disputa de lances, aprovado pelo Tribunal de Contas da União e adotado pelo governo federal para destravar contratos antigos e estagnados. A Arteris, que já operava o trecho, apresentou proposta com deságio de 0% sobre a tarifa de pedágio, garantindo a continuidade da administração sem mudança de controle.

A nova fase da BR-101 promete melhorar a segurança viária e reduzir o tempo de deslocamento entre os polos produtivos do Norte Fluminense, além de fortalecer a ligação com a Região dos Lagos e o Espírito Santo. Segundo o Ministério dos Transportes, a concessão representa um marco de estabilidade e modernização para um dos corredores logísticos mais estratégicos do Sudeste.

Fonte: Redação

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