A contagem regressiva já começou para a Bienal do Livro Rio 2025, que este ano terá a edição mais grandiosa, importante e transformadora de sua história. Entre 13 e 22 de junho, o Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, será palco de uma verdadeira celebração da literatura, da cultura e do entretenimento, reunindo autores mundialmente reconhecidos, curadores amados pelo público, novas experiências que trazem vida às narrativas e uma programação diversa e transversal que coloca o livro no centro de tudo. Mais do que promover o hábito da leitura, valorizando o pensamento coletivo e a construção em rede, a Bienal deste ano quer criar conexões genuínas entre pessoas e histórias, com experiências imersivas e interativas que vão transformar o evento em uma verdadeira comunidade literária, com “Todos na mesma página”. O evento é apresentado pela Shell Brasil e pelo Itaú.
Neste ano tão especial, em que a cidade do Rio é a Capital Mundial do Livro, título concedido pela UNESCO, serão mais de 300 participantes e 200 horas de conteúdo na Bienal. O homenageado desta edição é o escritor e jornalista Ruy Castro, que lançará dois livros durante o evento – um tributo à literatura brasileira nesse momento em que o Rio ostenta seu protagonismo global no estímulo à leitura.
O festival apresenta o conceito inédito de Book Park, um verdadeiro parque literário, que fortalece a importância do livro em meio a experiências ainda mais imersivas, lúdicas e conectadas com diferentes públicos.
Uma das grandes novidades é a Praça Além da Página Shell, um espaço ao ar livre, na área central dos pavilhões do Riocentro, que estreia nesta edição como ponto de encontro das comunidades leitoras. O local reunirá autores, artistas e influenciadores em uma programação interativa e criativa, que vai de gincanas literárias a festas temáticas, passando por música ao vivo, performances e tendências das redes sociais, subvertendo o formato tradicional de troca com os autores para que o leitor seja protagonista. Inspirada na ideia de que os livros podem transformar vidas, a proposta deste novo espaço, com curadoria da publicitária Heloiza Daou, é destacar como um enredo ou personagem pode marcar o leitor.
“A Bienal é muito mais do que um festival: é uma celebração da leitura e da potência transformadora dos livros. E se está presente na memória afetiva da cidade há décadas, desta vez, os visitantes vão viver experiências ainda mais marcantes, como nunca se viu antes”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, organizadora do evento em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
“Nesta edição tão especial, a Bienal é, sem dúvida, o mais importante evento do Rio Capital Mundial do Livro, uma honra que tem a impressão digital tanto do SNEL como da GL pela contribuição maciça para a elaboração do projeto escolhido pela UNESCO. Se, na última Bienal, comemoramos os 40 anos do maior festival literário do país, este ano olhamos para o futuro, para mostrar a importância do livro em todas as suas formas”, conta o presidente do SNEL, Dante Cid. “O SNEL tem muita honra e orgulho desta linda e gigantesca festa cultural, desde o seu início”, conclui.
"Esse é o nosso segundo ano de parceria com a Bienal do Livro do Rio, um evento de tamanha importância que ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. E que nesse ano ganha uma relevância muito maior com a cidade sendo a Capital Mundial do Livro. A parceria é um reflexo da nossa agenda de patrocínios culturais, que reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento e a educação”, comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.
Pré-estreia patrocinada pelo TikTok
O maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país deve receber mais de 600 mil pessoas na edição deste ano, que vai contar com uma noite especial, antecipando a festa dos livros para 7.500 convidados. A Pré-Estreia: Bienal Para Você terá o patrocínio do TikTok, que vai reunir booktokers, criadores de conteúdo e personalidades para um momento exclusivo, no dia 12 de junho. O público seleto vai conhecer em primeira mão todas as ativações da edição histórica.
“Desde o início da plataforma, o TikTok tem sido um espaço onde o amor pela leitura se expressa de diversas formas. A comunidade BookTok reúne pessoas que descobrem, redescobrem e compartilham histórias, conectando leitores de diferentes regiões e culturas. Por isso, estamos muito felizes em anunciar que, neste ano, pela primeira vez, vamos promover uma pré-estreia exclusiva na véspera da abertura da Bienal. Será uma grande noite para os BookTokers e Bienalers celebrarem a leitura com a gente”, celebra Carol Baracat, Diretora de Marketing Integrado do TikTok.
Protagonistas da leitura
A programação completa da Bienal do Livro Rio já está disponível no site oficial e foi divulgada em uma coletiva de imprensa no Santuário Cristo Redentor, na última quinta-feira, dia 8 de maio. Dentre os autores brasileiros confirmados e anunciados no encontro com jornalistas, nomes de peso como Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Marcelo Rubens Paiva, Drauzio Varella, Pedro Bial, Miriam Leitão, Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal, Gabriela Proli, Itamar Vieira Junior, Raphael Montes, Aline Bei, Jeferson Tenório, entre outros.
A Bienal do Rio também será ponto de encontro para autores consagrados da cena internacional, como a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, a cubana Teresa Cárdenas, o mangaká japonês Nagabe, o sul-coreano Kim Ho-yeon, o português Afonso Cruz, a britânica Cara Hunter, as italianas Dacia Maraini e Antonella Lattanzi, a chilena Lina Meruane, os norte-americanos GT Karber, Lynn Painter e Alexene Farol Follmuth, e a canadense Brynne Weaver.
Essas e outras vozes vão participar de encontros em espaços como o tradicional Café Literário Pólen, que celebra 25 anos como o palco das reflexões mais profundas sobre temas contemporâneos importantes para a sociedade; o Palco Apoteose Shell, ponto efervescente da Bienal, uma arena para grandes encontros e experiências imersivas que mistura literatura e cultura pop com 40 painéis e mais de 70 horas de conteúdo; além da própria Praça Além da Página Shell.
Dentre os curadores do Apoteose, estão Thalita Rebouças, que vai desenvolver debates sobre temas como violência doméstica, adolescência, parentalidade consciente, menopausa e sororidade; Clara Alves, com uma programação voltada para o público jovem, incluindo o novo Bienal Late Show, talk show literário que promete surpreender com dinâmicas ao vivo e bate-papos descontraídos; além da dupla Rosane Svartman e Clélia Bessa, que comandará o Páginas na Tela, formato de conteúdo dedicado a explorar a relação entre narrativas literárias e o universo audiovisual.
Já o time de curadores do Café Literário reúne Lázaro Ramos, que, dentre outros assuntos, mediará uma conversa potente sobre a obra e o legado de Machado de Assis; e Flávia Oliveira, que discutirá temas como mudanças climáticas, segurança pública e a jornada de seis dias. Já Luiz Antonio Simas, que conquistou o público na última edição com o ‘Sextou com Simas’, contará uma aula inusitada de cultura popular sobre os Santos Juninos; enquanto os premiados autores Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório participam de um bate-papo sobre o protagonismo da literatura nacional, sob a curadoria de Pedro Pacífico, o Bookster, que em sua estreia como curador promete trazer para a programação os encontros que um leitor comum gostaria de ver. Após sucesso na Bienal 2023, o Páginas no Palco está de volta ao Café Literário: sob a curadoria de Bianca Ramoneda, a sessão criativa vai explorar as conexões entre o universo literário e as artes cênicas.
Para os pré-adolescentes, a Bienal terá a programação especial do Curto-Circuito, com uma grade que mistura creators e autores pops da literatura, sob curadoria de Carolina Sanches. Já os fãs de quadrinhos e cultura geek terão espaço garantido na segunda edição do Artists Alley. Com curadoria de Sidney Gusman e patrocinado pelo TikTok, o espaço ganhou mais relevância na edição deste ano com line up de peso reunindo quadrinistas e ilustradores.
A programação infantil, como sempre, terá contornos especiais em um espaço de 500m² sem paredes, onde tudo está conectado: livros, crianças, personagens, histórias. Analógico e digital. Realidade e fantasia. Na Biblioteca Fantástica, livros viram túneis, personagens interagem com o público, páginas voam e se transformam em labirintos. O espaço será um refúgio para a imaginação dos pequenos leitores, suas famílias, amigos e professores, fazendo um convite para a conexão com essa rede social real. A curadoria é assinada pela agência LERConecta, do trio Rona Hanning, Martha Ribas e Carolina Sanches.
O novo jeito de viver a Bienal
Dentre as experiências imersivas que prometem encantar o público no parque literário, a Roda Gigante Leitura nas Alturas Light é um dos destaques: com 16 cabines envelopadas com histórias, personagens e áudios relacionados aos livros, a atração reúne diversas editoras em ativações criativas – como a Panini, com a ‘Turma da Mônica’; a Intrínseca, com ‘Percy Jackson’; a HarperCollins Brasil, com ‘As Crônicas de Nárnia’; e a Melhoramentos, com ‘Stitch’. As editoras Ciranda Cultural, VR Editora, Darkside, Skeelo, Companhia das Letras, Arqueiro, Planeta de Livros, Record e Globo Livros também levam surpresas especiais para a novidade.
Já o Labirinto de Histórias Paper Excellence convida o visitante a mergulhar em um espaço interativo onde os livros ganham vida de forma lúdica e sensorial. Quatro editoras embarcam nessa jornada: a Globolivros leva o público para dentro de ‘Uma Janela Sombria’, de Rachel Gillig, primeiro título da duologia ‘O Rei Pastor’; a Companhia das Letras, pelo selo Bloom Brasil, apresenta as séries ‘Hades & Perséfone’, de Scarlett St. Clair, e ‘Covenant’, de Jennifer Armentrout; a Darkside convida a revisitar os clássicos ‘Wicked e Alice no País das Maravilhas’ sob um novo olhar; e a Record aposta no universo de ‘Corte de Espinhos e Rosas’, série de tirar o fôlego, repleta de magia e romance, da autora Sarah J. Maas.
Para os fãs de mistério, o Escape Bienal Estácio é uma atração imperdível. Com quatro cenários literários desenvolvidos em conjunto com editoras, o espaço traz enigmas e desafios inspirados em thrillers de sucesso. Um desses encontros imersivos terá a “presença” da aclamada escritora britânica Agatha Christie, em parceria com a editora Harper Collins, ícone do romance policial. Já a Companhia das Letras propõe um desafio eletrizante: desvendar o misterioso desaparecimento do autor Raphael Montes, enquanto a editora Arqueiro mergulha no clima tenso de ‘A Empregada’, thriller psicológico de Freida McFadden. A Ediouro, por sua vez, desafia os participantes a decifrar os mistérios envolventes dos thrillers de Cara Hunter.
A programação completa está disponível no site da Bienal: Bienaldolivro.com.br/participantes
Ingressos à venda
Os ingressos podem ser comprados pelo site oficial do evento por R$ 42 (inteira) e R$ 21 (meia). Professores e bibliotecários têm acesso gratuito/desconto, com a apresentação da carteira profissional. Já aqueles que quiserem brincar na roda gigante também podem adquirir o ticket antecipadamente a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) por pessoa. Para esta edição, o serviço de transporte privado será ampliado em rotas estratégicas, facilitando o acesso ao Riocentro. Os horários e pontos de embarque também estarão disponíveis no site oficial.
Os bienalers ainda terão uma facilidade extra na palma da mão: no aplicativo oficial do festival, será possível montar a própria agenda, organizar a sua lista de compras, acompanhar a programação completa, acessar o mapa do Riocentro e receber notificações em tempo real. Além disso, os leitores poderão criar sua biblioteca virtual, avaliar e trocar opiniões de suas leituras e compartilhar experiências no que será uma nova rede social para amantes dos livros.
Este ano, a distribuição de senhas para sessões de autógrafos com autores será online e as datas de retirada serão divulgadas em breve. Outra novidade é a Loja Bienal, plataforma online com produtos exclusivos que celebram o universo literário e prometem conquistar os fãs.
Sobre a GL events Exhibitions
A GL events Exhibitions é uma empresa da multinacional francesa GL events - um dos principais players do mercado de eventos no mundo, presente em 27 países. Importante catalisadora de negócios com a organização e promoção de eventos B2B e B2C, é responsável pela realização de congressos, festivais e feiras representativas em diversos segmentos da economia: Bienal do Livro Rio e Bienal do Livro Bahia, no Mercado Editorial; Mondial de la Bière e Brasil Brau, no universo Cervejeiro; Congresso e Feira Estetika, o evento mais importante de Estética, Saúde, Beleza e Bem-estar da América Latina; e ExpoPostos &Conveniência, maior evento do setor de combustíveis e conveniência da América Latina. Atenta às necessidades dos seus públicos, desenvolve produtos que estimulam o contato dos visitantes com as principais tendências e novidades, incentivando discussões de conteúdo relevantes, interação e networking, além da geração de negócios.
Sobre o SNEL
Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O SNEL também é membro do Accessible Books Consortium (ABC), grupo composto pela World Intellectual Property Organization (WIPO) e outras entidades que têm como objetivo o fomento de livros acessíveis ao redor do mundo.
Sobre a Shell Brasil
Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Na tarde de quinta-feira (8), policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, sob a coordenação da Delegada Titular, Juliana Oliveira, cumpriram mandado de prisão preventiva contra...
A Rodovia BR-101, em Guarus, foi fechada nesta sexta-feira (9), por manifestantes que reivindicavam justiça pela morte de Rodrigo da Silva Rodrigues e Carlos Eduardo Muniz Ribeiro. Eles morreram eletrocutados ao serem...
A delegação brasileira de judô começou com pé-direito o Grand Slam de Astana (Cazaquistão), o último antes do Mundial Sênior em junho. Jéssica Pereira, Natasha Ferreira e Shirlen Nascimento asseguraram...
Durante uma operação de combate às irregularidades no consumo de energia, realizada nesta quinta-feira (8), em Macaé, na Região Norte Fluminense, a Enel Distribuição Rio identificou uma ligação direta que...
Policiais da 147ª Delegacia Policial de São Francisco de Itabapoana investigam um homicídio e uma tentativa de homicídio contra um casal. O crime foi registrado na madrugada desta sexta-feira (9),...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br