Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Estado RJ

Como não cair em golpes do IPVA? Veja 10 dicas de segurança e o que diz alerta do Detran

Criminosos criam páginas falsas e simulam cobranças oficiais para desviar pagamentos

Por Verônica Mattos
14/01/2026 às 14h12

De acordo com o Detran RJ, os golpistas utilizam endereços eletrônicos fraudulentos / Foto: Fabiano Rocha

O Detran RJ emitiu um alerta aos motoristas sobre golpes virtuais envolvendo o pagamento do IPVA, multas de trânsito e taxas obrigatórias de licenciamento. Criminosos têm criado sites falsos e enviado mensagens que simulam cobranças oficiais, mas direcionam os pagamentos para contas bancárias de terceiros.

De acordo com o Detran RJ, os golpistas utilizam endereços eletrônicos fraudulentos com aparência semelhante à dos sites oficiais, incluindo cores, logotipos e imagens da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ). Em alguns casos, os links levam à emissão de boletos falsos relacionados ao IPVA.

O alerta ocorre no momento em que começa o calendário de pagamentos de 2026. A primeira parcela ou a cota única do IPVA vence a partir do dia 21 de janeiro, começando pelos veículos com placas de final 0. O imposto pode ser pago à vista, com desconto de 3%, ou em até três parcelas sem abatimento.

Além do IPVA, para manter o veículo regularizado no estado é necessário quitar a taxa de licenciamento anual do Detran RJ e eventuais multas de trânsito vencidas. A taxa de licenciamento de 2026, no valor de R$ 293,71, já está disponível para emissão no site do Bradesco, conforme o final da placa.

O Detran RJ também chama a atenção para falsas comunicações sobre multas e suspensão da CNH. Segundo a autarquia, não há envio de notificações por e-mail ou SMS. Qualquer mensagem recebida por esses canais deve ser desconsiderada, pois se trata de golpe. As informações oficiais sobre infrações são encaminhadas apenas por carta registrada para o endereço cadastrado do motorista.

Além do prejuízo financeiro, os links falsos podem ser usados para coleta de dados pessoais e disseminação de vírus que comprometem celulares e computadores. Casos suspeitos podem ser denunciados à Ouvidoria Geral do Estado do Rio ou diretamente ao Detran RJ.

Veja as dicas para pagar o IPVA com segurança

1. Digite o site oficial no navegador

Evite usar sites de busca. Para o IPVA, digite diretamente o endereço da Secretaria estadual de Fazenda: https://ipva2026.fazenda.rj.gov.br. Para taxas do Detran RJ e GRT, acesse apenas os sites oficiais indicados pela autarquia.

2. Emita o IPVA somente pelo Darj

O pagamento do IPVA deve ser feito exclusivamente por meio do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj), emitido no site da Secretaria de Fazenda, com o número do Renavam.

3. Desconfie de boletos fora do site da Fazenda

Golpistas criam páginas falsas que imitam cores e layout da Sefaz-RJ. Se o boleto não for emitido dentro do site oficial, não pague.

4. Confira o favorecido no Pix do IPVA

Ao pagar o Darj via Pix, verifique se aparecem o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome — SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ.

5. IPVA pode ser pago por Pix ou código de barras

O imposto pode ser quitado por Pix em qualquer banco ou por código de barras nos bancos parceiros da Fazenda estadual: Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob.

6. Multas não são comunicadas por SMS ou e-mail

O Detran RJ não envia mensagens eletrônicas sobre multas, infrações ou suspensão de CNH. Se receber aviso por esses canais, é golpe.

7. Multas e taxas do Detran só pelo site oficial

Para pagar multas e outras taxas do Detran RJ, o acesso deve ser feito pelo site oficial, na aba Produtos e serviços, depois Serviços, Tributos e, por fim, Débitos de Veículos do Rio de Janeiro – DUDA, GRT e GRM.

8. Consulte débitos apenas em canais oficiais

Multas e pendências do veículo podem ser consultadas somente pelo site do Detran RJ ou pelo aplicativo Posto Digital Detran RJ.

9. GRT do licenciamento só no site do Bradesco

A taxa de licenciamento anual (GRT) deve ser emitida exclusivamente no site do Bradesco, dentro da área de pagamentos de tributos do Detran RJ.

10. Desconfie de links e denuncie

Links falsos podem roubar dados e instalar vírus. No Rio, golpes podem ser denunciados à Ouvidoria Geral do Estado do Rio ou pelos telefones (21) 2332-0438 e (21) 2332-0450.

 

Fonte: Extra

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes