Falta pouco para o edital do concurso Bombeiros RJ ser publicado. Nesta quinta-feira, 1º de julho, um dos últimos trâmites foi concluído, com a publicação da autorização do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
O aval permite a abertura da seleção, que contará com 3 mil vagas temporárias em todo o estado. A autorização indica que o concurso não deve encontrar barreiras no novo Regime de Recuperação Fiscal.
Para isso, no entanto, é possível que o tempo de contrato previsto em lei, que poderia chegar até oito anos, seja reduzido para dois anos.
Essa mudança ainda está sendo avaliada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz RJ), após uma recomendação da Procuradoria Geral (PGE RJ).
Nas redes sociais, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, comemorou o aval desta quinta, 1º."Com essa autorização de hoje, quem ganha é a população fluminense. Obrigado pelo carinho com essa amada Corporação que amanhã completará 165 anos", disse.
O próximo concurso Bombeiros RJ será aberto ainda este ano, com a organização da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (FunRio).
Ao todo, estão previstas 3 mil vagas temporárias, nos cargos de soldado e oficial, sendo este último para o quadro da Saúde.
Conforme proposta técnico-orçamentária da seleção, as vagas de soldado serão para:
Já as oportunidades para oficial temporário serão na área da Saúde, nos cargos de médico (diversas especialidades), enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
Ainda segundo a proposta, a escolaridade exigida para o oficial será o nível superior completo, com graduação na área de interesse. No caso dos médicos especialistas, será preciso ter a especialidade correspondente.
Já para as vagas de soldado temporário, o candidato deverá ter o nível médio completo. Nos casos das oportunidades para técnicos de enfermagem, o curso técnico na área será exigido.
Como prevê o Serviço Militar Temporário, além da escolaridade, a idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos.
De acordo com a lei, tanto os praças quanto os oficiais temporários terão, no segundo ano de serviço, remuneração similar mas não superior a de um bombeiro da classe ou nível e escala hierárquica.
A convocação dos aprovados nos últimos concursos Bombeiros RJ e a realização do processo seletivo, com 3 mil vagas temporárias, foram temas de uma audiência pública no dia 17 de junho, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Na ocasião, deputados criticaram a informação, por parte do Corpo de Bombeiros, de que o edital para temporários não terá uma reserva para os aprovados nos concursos CBMERJ anteriores, como determina a Lei do Serviço Militar Temporário.
Segundo o coronel dos Bombeiros RJ, Rodrigo Polito, uma questão jurídica sobre esse caso está sendo avaliada.
Isso ocorre porque os aprovados já têm uma idade acima do permitido no SMTV. Pela Lei, a idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos.
"Provavelmente, está sendo avaliada a questão jurídica nesse caso, considerando que o concursado se preparou para uma vaga efetiva, sendo não compatível chamar um efetivo para essa vaga temporária", disse o coronel.
A justificativa não foi aceita pelos parlamentares. Segundo eles, o Corpo de Bombeiros estaria violando a Lei aprovada na Alerj e o acordo feito durante a votação.
Vale lembrar que, em 2020, o ex-comandante do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr., afirmou que, nesse caso, um aprovado com mais de 25 anos (exigido para o processo seletivo) poderia tomar posse como temporário, mesmo tendo uma idade avançada.
Pela legislação, do total de vagas temporárias para o SMTV, 400 seriam destinadas aos candidatos habilitados nos seguintes processos:
Diante dessa mudança de entendimento do CBMERJ, os deputados concordaram em apresentar um Projeto de Lei (PL), alterando a redação do SMTV, para colocar de forma clara a questão da idade e chamada dos aprovados, mesmo que de forma paliativa, como temporários.
Nesta quinta, 1º, o coronel Leandro Monteiro reforçou o uso das 300 vagas efetivas, liberadas pelo estado, para a convocação dos aprovados.
"Importante registrar que, além desse concurso, o senhor (governador) já autorizou o chamamento de 300 aprovados nos concursos de 2012, 2014 e 2015. Estamos em fase final de conclusão desse processo", disse.
A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas para 5.700 vagas em 16 cursos gratuitos de qualificação profissional. Direcionadas a jovens...
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) entrou na sua última semana de inscrições — o prazo termina no domingo (20). Estão em disputa 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Conhecido como "Enem...
Uma festa de casamento milionária para milionários. Foi assim que Bruno Alexssander Souza Silva, o Buzeira, disse sim a Hillary Yamashiro, sua namorada desde os tempos da pobreza, na frente de...
A influenciadora Natalie 'Nadya' Suleman completou 50 anos no último sábado (12) e usou seu Instagram para postar uma foto com os oito filhos mais novos. Para quem não lembra, Nadya virou...
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu suspender o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por três meses. A punição ocorre após representação da...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br