Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Covid-19: fiocruz vai produzir 11 milhões de testes até setembro deste ano

03/06/2020 às 08h45 03/06/2020 às 12h57 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Anúncio foi feito pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade / Foto: Reprodução

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, anunciou que até setembro deste ano serão produzidos e entregues 11 milhões de testes para detecção do coronavírus. A declaração foi feita durante o debate on-line realizado pelas Comissões de Ciência e Tecnologia e de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presididas pelos deputados Waldeck Carneiro (PT) e Flávio Serafini (Psol) respectivamente. O encontro com o tema “120 anos da Fiocruz e a luta contra a pandemia”, realizado nesta terça-feira (02/06), faz parte do ciclo de debates “Ciência e Soberania Nacional”.

“Temos um trabalho dedicado aos testes diagnósticos moleculares (PCR) para detecção do vírus no início dos sintomas na Bio-Manguinhos, que também produz vacinas em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP)”, explicou Nísia. Ela disse ainda que foi criado um centro hospitalar dedicado à covid-19, com 195 leitos. “Essa unidade depois será importante para atendimento de outras pesquisas sobre doenças infecciosas”, disse Nísia.

Quanto à vacina para combater a covid-19, ela destacou que o assunto ainda é um grande desafio. “Temos um grupo de pesquisa dedicado de Minas Gerais e estamos ainda discutindo o tema com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde para construir matrizes sobre qual caminho o Brasil deve seguir no prazo mais curto possível. A Bio-Manguinhos tem um papel fundamental para a elaboração dessa vacina”’, ressaltou a presidente da Fiocruz.

Medidas de flexibilização

Sobre a retomada gradual das atividades econômicas na cidade do Rio de Janeiro, após um plano elaborado pela prefeitura do Rio, Nísia disse que o risco de contaminação ainda existe até por causa da “subida da curva” do vírus. “A população ainda não tem imunidade para a doença. Vejo esse afrouxamento como uma preocupação se não houver medidas de vigilância ativas”, alertou.

O deputado Flávio Serafini (Psol), que está à frente da Comissão de Educação da Casa, afirmou que a medida mostra uma negação ao conhecimento científico por parte da sociedade podendo agravar ainda mais a crise da pandemia. “O isolamento social ainda é o principal instrumento para a contenção da doença. E isso vem de análises científicas. Estamos vivenciando uma crise na saúde e também civilizatória permeada por movimentos anticientíficos”, frisou o parlamentar.

Mediador do debate, o deputado Waldeck Carneiro também foi enfático sobre a preocupação em torno da normalização gradativa das atividades econômicas na cidade do Rio. “Ficar em casa é o que temos de mais importante para enfrentar essa pandemia. Sair às ruas sem uma vacina ou remédio contra esse vírus pode agravar ainda mais a crise na saúde que estamos vivendo”’, concluiu.

Fonte: Alerj

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes