Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Delegado toma posse e assume o posto de secretário estadual da Polícia Civil

03/01/2019 às 17h40

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Policial deixou o comando do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e substitui Rivaldo Barbosa no comando da instituição / Foto: Divulgação Governo RJ

O delegado da Polícia Civil Marcus Vinícius Braga tomou posse na tarde desta quinta-feira (03/01) como secretário estadual da instituição. O policial deixou o comando do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e substitui Rivaldo Barbosa no comando da Civil. Durante a cerimônia, que aconteceu na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, o governador Wilson Witzel declarou que o Rio precisa ter a própria prisão de Guántanamo – prisão militar localizada em Cuba, onde os Estados Unidos mantêm presos acusados de terrorismo. 

Wiztel afirmou aos jornalistas que os criminosos de fuzis são o elo mais fraco. "Precisamos investigar quem está investindo dinheiro nessas comunidades e fomentando a criminalidade. Quem financia é terrorista e será tratado como tal".

Para Braga, a nova missão é colaborar para um Rio mais seguro. "Hoje me vejo alçado à posição de secretário da Polícia Civil com a responsabilidade de alinhavar, realizar novas estratégias para colaborar para o Rio de Janeiro ser um lugar mais seguro. E eu não tenho dúvida de que nós vamos conseguir", disse.

Já Rivaldo Barbosa deixa a instituição com a imagem extremamente desgastada. O delegado não conseguiu elucidar quem mandou matar e quem matou a vereadora do Psol, Marielle Franco, e de seu motorista Anderson Pedro Gomes, em 14 de março do ano passado, no Estácio. Barbosa não terá cargo na instituição e deverá tirar o ano sabático.

Combate a corrução

A partir de agora a Polícia Civil vai se dedicar a identificar criminosos que lavam dinheiro em benefício do tráfico de drogas. Com nome de Departamento-Geral de Investigação à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGICCORLD), a estrutura deverá já ter início neste mês. Ainda não se sabe quem será o diretor da especializada que terá 10 delegados e 80 agentes que serão escolhidos a dedos pelo novo secretário. O que já se sabe é que agentes da Polícia Federal participarão do núcleo — que será abrigado na Chefia da Polícia Civil, na Lapa.

Segundo fontes da Polícia Civil, o Departamento-Geral de Investigação à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro irá expandir a estrutura já utilizada pelo laboratório de lavagem de dinheiro, da Delegacia Fazendária. A princípio, serão seis núcleos no departamento, um deles contra crimes na administração pública e outro contra crimes de colarinho branco. Os crimes praticados por traficantes e milicianos terão outro núcleo exclusivo dentro da estrutura do departamento. 

CONFIRA QUAIS MEDIDAS ESTÃO PREVISTAS NO PLANO DA POLÍCIA CIVIL 

Que deverão ser implementadas em até 100 dias:

- Implementar o Plano de Operações Integradas para repressão de roubo de automóveis e de cargas, para reduzir esses indicadores nas áreas de maiores índices.

- Aumentar em 20% o número de indiciamentos e elucidação dos crimes em todo Estado do Rio de Janeiro em comparação ao mês anterior e ao mesmo período do ano anterior.

- Implementar o projeto piloto do Registro de Ocorrência Online pela Polícia Militar na circunscrição da Ilha do Governador, capacitando 100% dos policiais militares designados.

- Tornar operacional as ações do Departamento Geral de Investigação a Corrupção e Lavagem de Dinheiro. 

Que deverão ser implementadas em até 180 dias: 

- Reduzir os indicadores de roubos de cargas e de automóveis nas áreas de maiores índices da região metropolitana.

- Aperfeiçoar as investigações dos crimes de homicídios, a fim de aumentar a identificação de autoria.

- Aperfeiçoar as investigações de combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro no estado do Rio de Janeiro. 

Fonte: O Dia

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes