Quarta-feira, 16 de julho de 2025

'Demissão de Reis foi ato intempestivo e desrespeitoso do presidente da Alerj', diz Castro

Segundo o governador, a demissão de Reis estava sendo planejada para ocorrer após seu retorno de férias, e não de forma abrupta, como foi feito pelo presidente da Alerj, sem antes consultar o governador ou os principais líderes do campo político governista

10/07/2025 às 12h19 10/07/2025 às 12h34 Igor Azeredo

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Segundo o governador, a demissão de Reis estava sendo planejada para ocorrer após seu retorno de férias, e não de forma abrupta, como foi feito pelo presidente da Alerj, sem antes consultar o governador ou os principais líderes do campo político governista / Foto: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se manifestou publicamente em suas redes sociais, nesta quinta-feira (10), sobre a demissão do ex-secretário de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis. A exoneração, que foi assinada na última quinta-feira (3) pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, enquanto exercicia o cargo de governador em exercício, surpreendeu a todos, principalmente o próprio Castro, que considerou a ação "intempestiva" e "desrespeitosa".

No pronunciamento, Castro reiterou que a saída de Washington Reis já estava prevista e vinha sendo discutida nas últimas semanas, devido a um desalinhamento político entre o ex-secretário e o grupo de governo. Segundo o governador, a demissão de Reis estava sendo planejada para ocorrer após seu retorno de férias, e não de forma abrupta, como foi feito pelo presidente da Alerj, sem antes consultar o governador ou os principais líderes do campo político governista.

"Ela já estava em minha previsão e seria realizada após o retorno do meu período de férias. Este fato não justifica o ato intempestivo e desrespeitoso do presidente da Assembleia em exonerá-lo sem a minha aprovação ou sem dialogar com os campos políticos de nossa base", declarou Castro, expressando insatisfação com a maneira como a demissão foi conduzida.

Apesar da crítica ao processo, Castro manteve a decisão de exonerar Washington Reis, mas destacou que o tema será debatido com os presidentes dos partidos aliados do governo. Segundo o governador, a sucessão ao governo estadual deve ser um projeto coletivo, conduzido pelo campo político que apoia sua administração, e não uma decisão tomada de forma isolada e sem coordenação.

"Eu sempre acreditei que a boa política é feita com diálogo, respeito e muito trabalho. Ao longo da minha trajetória, procurei sempre colocar os interesses da população acima de ambições pessoais ou políticas", afirmou o governador, reforçando seu compromisso com a estabilidade política e o alinhamento entre as forças que sustentam seu governo.

A exoneração de Washington Reis, que estava no cargo de secretário desde janeiro de 2023, gerou um clima de tensão política no estado. Embora a saída do ex-secretário já fosse uma possibilidade, a forma como a demissão foi conduzida, sem o aval do governador, colocou em evidência a falta de unidade no governo estadual.

Confira o posicionamento de Castro na íntegra: 

Ao longo de toda a minha trajetória, sempre acreditei que a boa política é feita com diálogo, respeito e muito trabalho. À frente do Governo do Rio, sempre primei para que, eu e todo o nosso time, colocássemos os interesses da população acima de qualquer ambição, política ou pessoal.

A demissão do secretário Washington Reis vinha sendo tratada e discutida, nas últimas semanas, por conta de suas sinalizações, desalinhadas ao nosso grupo político. Ela já estava em minha previsão e seria realizada após o retorno do meu periodo de férias. Este fato não justifica o ato intempestivo e desrespeitoso do presidente da Assembleia em exonerá-lo sem a minha aprovação ou sem dialogar com os campos políticos de nossa base.

Mantenho a exoneração de Washington Reis, mas este assunto será discutido pelos presidentes de partidos do nosso campo político, já que a sucessão ao governo estadual é um projeto de um campo político e não de um desejo pessoal e descoordenado.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes