O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se manifestou publicamente em suas redes sociais, nesta quinta-feira (10), sobre a demissão do ex-secretário de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis. A exoneração, que foi assinada na última quinta-feira (3) pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, enquanto exercicia o cargo de governador em exercício, surpreendeu a todos, principalmente o próprio Castro, que considerou a ação "intempestiva" e "desrespeitosa".
No pronunciamento, Castro reiterou que a saída de Washington Reis já estava prevista e vinha sendo discutida nas últimas semanas, devido a um desalinhamento político entre o ex-secretário e o grupo de governo. Segundo o governador, a demissão de Reis estava sendo planejada para ocorrer após seu retorno de férias, e não de forma abrupta, como foi feito pelo presidente da Alerj, sem antes consultar o governador ou os principais líderes do campo político governista.
"Ela já estava em minha previsão e seria realizada após o retorno do meu período de férias. Este fato não justifica o ato intempestivo e desrespeitoso do presidente da Assembleia em exonerá-lo sem a minha aprovação ou sem dialogar com os campos políticos de nossa base", declarou Castro, expressando insatisfação com a maneira como a demissão foi conduzida.
Apesar da crítica ao processo, Castro manteve a decisão de exonerar Washington Reis, mas destacou que o tema será debatido com os presidentes dos partidos aliados do governo. Segundo o governador, a sucessão ao governo estadual deve ser um projeto coletivo, conduzido pelo campo político que apoia sua administração, e não uma decisão tomada de forma isolada e sem coordenação.
"Eu sempre acreditei que a boa política é feita com diálogo, respeito e muito trabalho. Ao longo da minha trajetória, procurei sempre colocar os interesses da população acima de ambições pessoais ou políticas", afirmou o governador, reforçando seu compromisso com a estabilidade política e o alinhamento entre as forças que sustentam seu governo.
A exoneração de Washington Reis, que estava no cargo de secretário desde janeiro de 2023, gerou um clima de tensão política no estado. Embora a saída do ex-secretário já fosse uma possibilidade, a forma como a demissão foi conduzida, sem o aval do governador, colocou em evidência a falta de unidade no governo estadual.
Confira o posicionamento de Castro na íntegra:
Ao longo de toda a minha trajetória, sempre acreditei que a boa política é feita com diálogo, respeito e muito trabalho. À frente do Governo do Rio, sempre primei para que, eu e todo o nosso time, colocássemos os interesses da população acima de qualquer ambição, política ou pessoal.
A demissão do secretário Washington Reis vinha sendo tratada e discutida, nas últimas semanas, por conta de suas sinalizações, desalinhadas ao nosso grupo político. Ela já estava em minha previsão e seria realizada após o retorno do meu periodo de férias. Este fato não justifica o ato intempestivo e desrespeitoso do presidente da Assembleia em exonerá-lo sem a minha aprovação ou sem dialogar com os campos políticos de nossa base.
Mantenho a exoneração de Washington Reis, mas este assunto será discutido pelos presidentes de partidos do nosso campo político, já que a sucessão ao governo estadual é um projeto de um campo político e não de um desejo pessoal e descoordenado.
A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas para 5.700 vagas em 16 cursos gratuitos de qualificação profissional. Direcionadas a jovens...
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) entrou na sua última semana de inscrições — o prazo termina no domingo (20). Estão em disputa 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Conhecido como "Enem...
Uma festa de casamento milionária para milionários. Foi assim que Bruno Alexssander Souza Silva, o Buzeira, disse sim a Hillary Yamashiro, sua namorada desde os tempos da pobreza, na frente de...
A influenciadora Natalie 'Nadya' Suleman completou 50 anos no último sábado (12) e usou seu Instagram para postar uma foto com os oito filhos mais novos. Para quem não lembra, Nadya virou...
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu suspender o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por três meses. A punição ocorre após representação da...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br