Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dengue: governador decreta epidemia no estado, após 49 mil casos notificados

21/02/2024 às 13h21 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Cláudio Castro afirmou que a prioridade agora é manter os dados atualizados para possibilitar novas medidas de combater da doença / Foto: Reprodução

O governador Cláudio Castro decretou epidemia de dengue no Estado do Rio. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial até amanhã, dia 22. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, ele afirmou que há mais de 49 mil casos notificados da doença e quatro óbitos. A projeção é de que até maio se confirmem 150 mil casos de dengue.

— "Teremos dias e meses difíceis ainda. Algumas regiões já passam por redução, mas de forma alguma diminuem nossos esforços e atenção. A tendência ainda é de aumento — explicou o governador.

Castro afirmou ser prioridade manter os dados atualizados para possibilitar novas medidas de combate à doença:

— Estou cobrando as secretarias de Saúde, sobretudo sobre o Centro de Inteligência em Saúde (CIS), para termos uma transparência grande que possibilite o controle das ações para combater a doença. O CIS passa a funcionar 24 horas, todos os dias, em plantão para atender as demandas de cada cidade.

Castro também adiantou que fará uma reunião com todos os prefeitos para avaliar as medidas da fase 2 de combate e saber quais são as demandas de cada região. Ele afirmou que poderá ser feita a conversão de 160 leitos para pacientes com dengue, se houver necessidade, e a ampliação de 11 salas de hidratação instaladas em UPAs. Segundo o governador, há 22 postos de hidratação em todo o estado até o momento. Esse número aumentará de acordo com novos pedidos dos municípios.

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, anunciou a instalação de um Centro de Operações de Emergências em Saúde (COEs) específico para dengue, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Fonte: O Globo

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes