Quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Deputado propõe projeto para valorizar e apoiar bons influenciadores digitais

Deputado propõe política estadual para reconhecer e apoiar influenciadores que geram impacto social

23/10/2025 às 13h30 23/10/2025 às 13h30 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Alerj analisa proposta para valorizar criadores de conteúdo ético / Foto: Pexels

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) analisa um projeto de lei que cria a Política Estadual de Formação e Incentivo de Bons Influenciadores Digitais. A proposta, apresentada pelo deputado Arthur Monteiro (União), busca reconhecer, valorizar e capacitar criadores de conteúdo que promovam valores éticos, pedagógicos, sociais, culturais, espirituais e de desenvolvimento humano.

Na prática, a medida prevê campanhas de conscientização sobre o papel social dos influenciadores, além do apoio, em parceria com entidades públicas e privadas, à realização de encontros, fóruns, seminários e oficinas de formação. O texto também propõe a criação de prêmios e reconhecimentos anuais para influenciadores digitais que gerem impacto pedagógico, social e cultural positivo.

Monteiro ainda pretende instituir o Encontro Estadual de Bons Influenciadores Digitais. “Essa é uma forma de reconhecer o papel estratégico que os criadores de conteúdo exercem na vida da população. É uma medida inovadora e alinhada à realidade contemporânea, que promove a formação e a valorização de bons influenciadores como agentes de evolução social”, destacou o deputado.

Inclusão em pauta

O projeto define como “bons influenciadores” aqueles que utilizam suas plataformas para incentivar a educação, a ciência, a cultura, os valores éticos e morais, além da cidadania, inclusão social, respeito à diversidade e promoção da igualdade. Também contempla quem divulga ações voltadas ao esporte, à espiritualidade e à preservação ambiental.

Um dos focos da proposta é incentivar a inclusão digital e social de influenciadores com deficiência, como pessoas com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditivas, visuais, motoras ou intelectuais. “O texto destaca esses grupos porque sabemos que, por meio de sua atuação, eles inspiram superação e valores de empatia e solidariedade”, justificou Monteiro.

O Projeto de Lei nº 6.574/2025, que trata da iniciativa, segue em tramitação na Alerj e será analisado pelas comissões antes de ir à votação em Plenário.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes