O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), vai oferecer mais de 45 mil vagas nas escolas da rede estadual para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 21 de julho, por meio do site www.matriculafacil.rj.gov.br. Para se matricular, os candidatos deverão ter ao menos 15 anos de idade para o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e 18 anos para o Ensino Médio.
A EJA é uma modalidade oferecida pela Seeduc para jovens, adultos e idosos que interromperam os estudos ou não tiveram acesso à escola. A diferença para o ensino tradicional está na estrutura, adaptada à realidade desses alunos, com maior flexibilidade de tempo e currículo voltado para o perfil do estudante. A modalidade tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos, cada um correspondendo a um semestre.
Dessa forma, o estudante consegue alcançar o diploma em tempo menor do que o exigido no ensino convencional. No fim, os alunos recebem certificado de conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio.
Ao oferecer um currículo adaptado às necessidades atuais, desenvolvendo habilidades práticas e competências socioemocionais, a EJA contribui para o acesso ao mercado de trabalho e a continuidade dos estudos em níveis superiores. Além disso, promove a inclusão social e amplia as oportunidades profissionais dos estudantes.
— A escola é um portal de transformação. A EJA representa uma oportunidade de mudança de vida, proporcionando uma formação integral: intelectual, física, emocional, social e cultural. Um trabalhador qualificado está mais preparado para desenvolver projetos, melhorar a qualidade de vida, fortalecer a economia e conquistar melhores condições no mercado de trabalho — destaca a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Mãe se inspira em filha para retomar os estudos
Entre tantas histórias de sucesso da EJA está a de Mônica da Silva Figueirêdo, de 45 anos, que encontrou inspiração na filha Monique para realizar o sonho de voltar a estudar. Mãe de três meninas, ela se matriculou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos na mesma escola onde a filha concluiu o Ensino Médio, o Colégio Estadual Barão de Tefé, em Seropédica. Em 2022, Mônica se formou e, atualmente, faz o curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
– Sempre ouvi falar da EJA do Colégio Estadual Barão de Tefé. Minha filha concluiu o Ensino Médio lá e, hoje, é formanda em Letras/Espanhol, também pela UFRRJ. Todos falavam muito bem do colégio e dos professores, que sempre apoiavam os alunos. Sou grata por cada passo dessa trajetória que me trouxe até aqui – comenta a universitária.
Para a diretora do colégio estadual de Seropédica, Marcia Paiva, a história de Mônica pode inspirar o sonho de muitas pessoas de completar os estudos, além de ressaltar que nunca é tarde para recomeçar.
– A Mônica se tornou um exemplo muito importante para nós. Sua participação ativa nas aulas e tarefas foi notável, sempre buscando ampliar seus conhecimentos, participando de projetos extracurriculares oferecidos pela escola, como grupos de estudo preparatórios para o Enem, o que aumentou sua confiança e autoestima. A EJA transforma vidas, transforma sociedade, e contribui para um futuro melhor – finaliza a gestora.
A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas para 5.700 vagas em 16 cursos gratuitos de qualificação profissional. Direcionadas a jovens...
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) entrou na sua última semana de inscrições — o prazo termina no domingo (20). Estão em disputa 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Conhecido como "Enem...
Uma festa de casamento milionária para milionários. Foi assim que Bruno Alexssander Souza Silva, o Buzeira, disse sim a Hillary Yamashiro, sua namorada desde os tempos da pobreza, na frente de...
A influenciadora Natalie 'Nadya' Suleman completou 50 anos no último sábado (12) e usou seu Instagram para postar uma foto com os oito filhos mais novos. Para quem não lembra, Nadya virou...
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu suspender o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por três meses. A punição ocorre após representação da...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br