Terça-feira, 12 de agosto de 2025

Estado passa a receber pedidos de incentivos fiscais de forma totalmente digital

12/08/2025 às 10h50 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Iniciativa agilizará o processo e reduzirá prazos para quem deseja investir no Rio de Janeiro / Foto: Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) passará a receber os pedidos de incentivos fiscais por meio do Sistema Eletrônico de Informações do Estado do Rio de Janeiro (SEI-RJ). A iniciativa, que já está em fase de testes, é fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e de Transformação Digital, e vai tornar o processo mais ágil, seguro e acessível para os empreendedores que desejam investir no território fluminense.

Com a nova ferramenta, os investidores poderão realizar todo o trâmite de protocolo para obtenção de benefícios fiscais de forma totalmente digital, sem a necessidade de deslocamentos, ganhando em eficiência, praticidade e transparência. De acordo com a Companhia, pela portaria vigente o encaminhamento dos pedidos por benefícios fiscais pode ser feito por e-mail e o setor de Protocolo, da Diretoria de Incentivos Fiscais, já está recebendo os pleitos via SEI-RJ.

– Digitalizar o acesso aos incentivos fiscais representa mais um avanço na modernização da gestão pública e no fortalecimento do ambiente de negócios no Rio de Janeiro. Aproxima o poder público do setor produtivo e reforça nosso compromisso com a inovação, a desburocratização e a transparência, para que empreender no Rio de Janeiro seja cada vez mais simples e vantajoso tanto para quem está investindo quanto para a população, que ganha com a geração de mais empregos e renda – declarou o governador Cláudio Castro.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, destacou o impacto da política de incentivos fiscais para a criação de empregos e o desenvolvimento econômico.

– Somente nos quatro primeiros meses deste ano, a expectativa é que a concessão de incentivos fiscais para empresas interessadas em atuar no território fluminense gere cerca de mil novos empregos para a população do estado. Apostamos nessa política como uma estratégia para acelerar o desenvolvimento econômico do Rio, oferecendo segurança jurídica, um ambiente de negócios competitivo e eficiência na gestão pública – disse a secretária.

O presidente da Codin, Fábio Picanço, salientou que a integração de ferramentas e políticas públicas é uma diretriz central da atuação da Companhia, que participará da Rio Innovation Week, no estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre os dias 12 e 15 de agosto, no Píer Mauá, Zona Portuária do Rio.

– O Governo do Estado tem trabalhado para integrar órgãos e políticas públicas de forma a gerar impacto concreto e positivo. Essa é uma transformação que inclui, integra e facilita a vida do empresário, aproximando-o ainda mais dos serviços prestados pela Codin e garantindo um atendimento transparente e eficiente – ressaltou Picanço, acrescentando que a digitalização do serviço amplia a acessibilidade para empreendedores de todas as regiões fluminenses e também para os de fora do estado, contribuindo para a consolidação do Rio de Janeiro como um polo atrativo para novos investimentos.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes