Domingo, 20 de julho de 2025

Estátua de bronze de Juscelino Kubitschek é furtada de orla em Búzios

Monumento que pesa cerca de 100 kg foi levado da orla da Praia da Armação na madrugada deste sábado (26).

26/11/2022 às 16h02

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Monumento que pesa cerca de 100 kg foi levado da orla da Praia da Armação na madrugada deste sábado (26). / Foto: reprodução/ Albino Antoniêto

A estátua de Juscelino Kubitschek, que tem cerca de 100 kg, localizada na orla da Praia da Armação, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, foi furtada na madrugada deste sábado (26).

De acordo com o prefeito da cidade, Alexandre Martins, o furto aconteceu por volta de 2h da manhã.

Ele informou que a cidade tem circuito de câmeras que realiza o monitoramento e elas já foram vistas. As imagens registraram um carro no local, que é suspeito de ter sido usado no furto. O veículo do Rio de Janeiro. Em 2016, a placa de bronze que identifica a estátua também tinha sido furtada e nunca foi recolocada.

O caso foi registrado na delegacia de Búzios.

O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Romano Lorenzi, lamentou o ocorrido, disse que o caso está sendo investigado e destacou que está em andamento um processo de restauro das esculturas na cidade.

“O processo tem por objetivo restaurar e trazer à originalidade essas peças tão importantes pro nosso circuito cultural e turístico de Armação dos Búzios. Os técnicos da secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico já vistoriaram todas essas esculturas”, disse.

Nesse processo de restauração, a placa furtada em 2016 seria recolocada.

Inaugurada em 2006 como forma de homenagear o ex-presidente do Brasil que, segundo relatos históricos, frequentava a casa "Solar do Peixe Vivo" (local histórico) na década de 1950, a estátua fica na orla da Praia da Armação, mesmo local onde fica o monumento feito para a atriz Brigitte Bardot.

Ela foi produzida pelo artista Hildebrando Lima como presente de Paulo Soares Penido, que era ligado a Oswaldo Penido, chefe da Casa Civil do presidente JK e dono do local onde Juscelino se hospedava em Búzios.

Fonte: G1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes