Domingo, 01 de fevereiro de 2026
Estado RJ

Novos juízes Tribunal de Justiça do Rio empossa 27 magistrados após curso da EMERJ

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reforça quadro com posse de novos juízes

Por Fabrício Freitas
01/02/2026 às 12h27

Tribunal de Justiça do RJ empossa 27 juízes de 1ª Entrância em solenidade oficial / Foto: Rafael Oliveira/TJ-RJ

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro realizou nesta sexta feira a cerimônia de posse de 27 juízes de 1ª Entrância. A solenidade ocorreu no Salão Nobre Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos e foi conduzida pelo presidente do TJ RJ e governador do Estado em exercício desembargador Ricardo Couto.

O evento reuniu magistrados autoridades do Judiciário e representantes de entidades de classe. O juiz Eric Scapim diretor da AMAERJ responsável pela recepção de novos magistrados representou a associação durante a cerimônia.

Também integraram o dispositivo de honra os desembargadores Maria Angélica Guedes segunda vice presidente do Tribunal Fernando Cerqueira Chagas vice presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral Mauro Dickstein Maria Celeste de Castro Jatahy e Fernando Cabral Filho.

Os novos juízes ingressaram na magistratura fluminense em outubro do ano passado e concluíram recentemente o Curso de Formação Inicial promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. O período de preparação incluiu quatro meses de aulas teóricas e práticas voltadas à atuação jurisdicional.

Durante seu pronunciamento Ricardo Couto destacou a relevância institucional da posse e o papel dos magistrados para o fortalecimento da Justiça no estado do Rio de Janeiro. O presidente ressaltou a importância do ingresso definitivo dos juízes de Direito para atender às demandas da população e garantir o funcionamento do Judiciário.

O compromisso de posse foi prestado pelo juiz João Zacharias de Sá que discursou em nome dos empossados. Ele enfatizou o sentimento de gratidão e o entusiasmo do grupo com o início das atividades como juízes titulares após o período como juízes substitutos.

A posse marca uma nova etapa na carreira dos magistrados e reforça o quadro de juízes de 1ª Entrância do Tribunal de Justiça fluminense ampliando a capacidade de resposta do Judiciário em diferentes comarcas do estado.

Fonte: Por Fabricio Freitas

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes