Sábado, 15 de junho de 2024

Nunca é tarde para recomeçar: morador de rua recebe certificado escolar

Thiago Soares Oliveira renovou sua esperança em um futuro melhor ao conseguir seu documento de conclusão do Ensino Médio no estande da Seeduc durante o ?Registre-se!?

17/05/2024 às 18h18 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Thiago Soares Oliveira renovou sua esperança em um futuro melhor ao conseguir seu documento de conclusão do Ensino Médio no estande da Seeduc durante o ?Registre-se!? / Foto: Ellan Lustosa/Ascom

Uma história de superação, com muita força de vontade e desejo de ser melhor. Thiago Soares de Oliveira, 38 anos, atualmente em situação de rua, sempre sonhou em voltar a estudar e conseguir um novo rumo em sua vida. Após vários percalços, com o apoio da equipe da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), ele conseguiu seu certificado e retomou a esperança de um futuro melhor. Esta foi uma das dezenas de histórias de transformações que aconteceram no ‘Registre-se!’, uma iniciativa que tem como objetivo combater o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros e brasileiras, em especial, a população considerada vulnerável.

A história de Thiago é muito parecida com a de vários brasileiros, que não desistem nunca. Abandonado por mãe e esposa, ele passou por várias dificuldades, sem nunca perder a esperança de que as coisas poderiam melhorar. A educação, para ele, é a ponte para um futuro melhor. Na rua, acabou se tornando usuário de drogas em seu momento mais difícil, mas ele, no fundo, acreditava que a fase iria passar e algo melhor iria acontecer.

Thiago sofreu várias violências e foi furtado diversas vezes, perdendo seus pertences, documentos e o histórico escolar, que ele guardava de olho no futuro, com seu sonho de fazer faculdade e conseguir um bom emprego. Estava levando a vida com sua arte, com os desenhos que fazia, baseados principalmente em HQs de super-heróis. Mas ele queria muito mais.

– Passei muita dificuldade, mas nunca deixei de sonhar. Acabei numa situação não muito legal, tenho depressão e ansiedade, mas sei que posso vencer. Minha mãe, que era narcisista, não gostava de mim, e fui abandonado pela minha mulher. Estou em situação de rua. Me roubaram tudo, e não consegui mais trabalho. Sou um artista e, apesar de tudo o que passei, acredito que ainda terei um futuro – disse Thiago.

Durante o evento ‘Registre-se!’, organizado em parceria com a Corregedoria Nacional de Justiça, Thiago tomou coragem e procurou ajuda na tenda do Seeduc + Perto, programa da Secretaria de Estado de Educação. Chegou ao espaço muito nervoso e aflito, contou sua história e sensibilizou a equipe, que o ajudou a recuperar sua documentação e, principalmente, o ajudou a obter seu certificado de conclusão do Ensino Médio. Ele se emocionou bastante ao receber a certificação, o que lhe dá mais perspectivas para sair das ruas.

– Neste evento, encontrei o amparo do pessoal da Seeduc, que resolveu a expedição da segunda via do meu certificado. Agora, posso voltar ao mercado e estudar ainda mais. Vou lutar por uma vida melhor, com mais perspectivas. E quero publicar minhas obras. Estou muito contente – afirmou ele, exibindo seu certificado, com muito orgulho.

Oferta de serviços e benefícios à população

O Seeduc + Perto é um programa da Secretaria de Estado de Educação com o objetivo de aproximar a sociedade da secretaria, atender as demandas da comunidade escolar e evitar a necessidade de deslocamento da população dos bairros mais distantes para a sede da pasta. São oferecidos mais de 50 tipos de serviços à população.

– Histórias como a do Thiago nos motivam a lutar por um ensino de qualidade. A educação transforma e pode mudar vidas. Com o diploma em mãos, ele vai dar o pontapé inicial para um futuro com novos voos. Desejo muita sorte – afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

O ‘Registre-se!’ ocorre anualmente em todo o país e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do registro civil. Com o acesso à documentação e aos serviços oferecidos no programa, as pessoas ganham condições para atender a uma exigência básica que permite pleitear benefícios das políticas sociais que o governo federal e as unidades da federação praticam. Essas pessoas passam também a ter condições de buscar qualificação profissional e de se apresentar para um emprego com contratação formal. Neste ano, a ação social aconteceu nos dias 14, 15 e 16/05, na Praça do Expedicionário, no Centro do Rio, ao lado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Além dos atendimentos prestados pela Seeduc, foram realizados serviços como emissão e localização de certidões de nascimento, casamento e óbito; registros de nascimento tardios; emissão de carteira de identidade, certificado de reservista e título de eleitor; emissão e regularização de CPF; inscrição no CadÚnico; formalização de pedidos de benefícios previdenciários e sociais, entre outros. Também foram oferecidos banho, corte de cabelo, roupas, alimentação, atenção à saúde e acesso às redes de proteção social.

– Sem palavras para descrever como a educação é fundamental. Temos que fazer nossa parte para tudo melhorar. Aqui, encontramos esperança. Quero agradecer a todos por essa iniciativa – concluiu Eliandro Lopes, conhecido como o Mr. Faculdade, que esteve na tenda da Seeduc-RJ e conseguiu sanar todas as suas dúvidas para obter seu histórico escolar.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes