Terça-feira, 06 de maio de 2025

Operação Rastreio: Polícia Civil lança operação no estado contra roubos/furtos de celular

Ao deflagrar a operação no sábado, foi desarticulada a maior quadrilha de comércio de telefones subtraídos do estado, segundo a polícia

04/05/2025 às 09h12 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Ao deflagrar a operação no sábado, foi desarticulada a maior quadrilha de comércio de telefones subtraídos do estado, segundo a polícia / Foto: Freepik

A Polícia Civil deflagrou, neste sábado (3), a "Operação Rastreio", uma série de ações contínuas para combater organizações criminosas envolvidas em roubo, furto, receptação e desbloqueio de celulares em todo o estado. Em sua primeira ação, agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) desarticularam uma quadrilha altamente estruturada, que atuava principalmente na região da Uruguaiana, no Centro do Rio. Os criminosos estavam posicionados e aguardavam integrantes do grupo que agiriam no show da Lady Gaga.

Ao todo, 16 criminosos foram presos, incluindo quatro das principais lideranças do grupo, responsáveis não apenas pela receptação e desmontagem dos aparelhos, mas também por comandar o esquema de distribuição e revenda no mercado paralelo. Parte dos detidos também vendia cursos virtuais para desbloqueio de celulares, ampliando o alcance do crime.

O grupo mantinha um escritório equipado com softwares e ferramentas tecnológicas de ponta para desbloqueio de aparelhos, além de operar um verdadeiro “plantão criminoso” de compra e revenda de celulares roubados, com atividades 24 horas por dia. Além da atuação diária em áreas comerciais, a quadrilha também tinha forte presença em grandes eventos, onde o furto de celulares se intensifica.

As investigações revelaram que a quadrilha atuava de forma destemida e intimidadora, impondo regras próprias e exercendo controle territorial na região da Uruguaiana, chegando a ameaçar os próprios vendedores de aparelhos subtraídos. O comportamento revela a convicção do grupo quanto ao domínio que exercia sobre a dinâmica criminosa no local.

Além da receptação, os criminosos também são investigados por fraudes bancárias, utilizando aplicativos financeiros instalados nos celulares das vítimas após os furtos e roubos.

Todo o material apreendido, incluindo notebooks, computadores e dispositivos de armazenamento, será encaminhado à perícia técnica, com o objetivo de aprofundar a investigação e confirmar os crimes cibernéticos e financeiros relacionados. Aproximadamente 200 aparelhos de telefonia e seis notebooks foram recuperados, além de máquinas de cartão e peças de celulares.

A Operação Rastreio reforça o compromisso da Polícia Civil em atacar todas as etapas da cadeia criminosa que envolve o comércio ilegal de celulares, desde o furto e roubo até as engrenagens tecnológicas que viabilizam a revenda e a impunidade.

Fonte: Ascom Polícia Civil

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes