Domingo, 03 de agosto de 2025

'Papai Noel dos Correios' celebra 35 anos e cadastrou 19 mil cartinhas de crianças em 2024

Cartinhas podem ser adotadas pela internet, no blognoel.correios.com.br, ou em 98 agências do estado do RJ, até 13 de dezembro

21/11/2024 às 14h39 Girlane Rodrigues

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Cartinhas podem ser adotadas pela internet, no blognoel.correios.com.br, ou em 98 agências do estado do RJ, até 13 de dezembro / Foto: Divulgação

Celebrando 35 anos de existência, foi lançada a Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Rio de Janeiro. Este ano, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cartas de menores assistidos pelas Coordenadorias da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça das capitais também serão disponibilizadas para adoção. A ideia é promover um Natal mais feliz às crianças e adolescentes acolhidas nessas unidades jurisdicionais.

No ano passado, em 2023, pela primeira vez, a campanha atendeu 100% dos pedidos das crianças nas cartinhas cadastradas. Foram 270 mil cartinhas adotadas – cerca de 210 mil foram adotadas por pessoas físicas e 60 mil contempladas por meio de doações realizadas por mais de 200 parceiros como empresas e órgãos públicos em todo Brasil. As crianças enviam cartas aos Correios, que são triadas e disponibilizadas para que a sociedade adote os pedidos.

Padrinhos e madrinhas – Para adotar uma ou mais cartinhas, basta retirá-las em uma agência participante da ação ou acessar o Blog da campanha. Na página, clique em “Adoção On-line” e siga os passos. Para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município, é necessário escolher a localidade. Aqueles que desejam tirar sonhos do papel devem ficar atentos às diferentes datas de início e fim da campanha em cada estado. 

Cada pessoa escolhe a carta que vai adotar, de acordo com o presentinho solicitado. Sendo assim, há pedidos para todos os gostos e bolsos, pois há crianças que pedem brinquedos bem simples.   

Para quem prefere escolher presencialmente, há cartinhas para adoção em 98 agências do Rio de Janeiro (capital e interior).

A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no Blog e conforme o cronograma da campanha. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha. Para as cartinhas adotadas presencialmente em uma das agências, o presente deve ser entregue na mesma agência onde foi adotada.
 
Para que esse grande gesto de solidariedade alcance cada vez mais crianças, os Correios convidam toda a sociedade a participar.
 
Mas a instituição adverte que é preciso a população ficar atenta, pois os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no Blog. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.     
 
Sobre o Papai Noel dos Correios

Há 35 anos, a campanha disponibiliza cartas com pedidos de crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental, de escolas da rede pública e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com as Secretarias de Educação para trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP, bem como promover a inclusão social.   
  
Também são selecionadas e disponibilizadas para adoção as cartas enviadas por crianças da sociedade com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. 

Solidariedade que se multiplica – Em mais de três décadas de campanha, cerca de 6,3 milhões de cartinhas foram atendidas pelos padrinhos e madrinhas. 


Como surgiu a campanha?  
 
A campanha nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, encontravam cartinhas escritas por crianças e destinadas ao Papai Noel. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo.  
 

Fonte: Ascom

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