O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, anunciou o fim do carro de som nos desfiles do Grupo Especial no Carnaval 2026. A novidade foi revelada durante a participação de Gabriel no podcast SambaPod, na última quinta-feira (31).
A decisão faz parte de uma reformulação no sistema de som da Marquês de Sapucaí e foi revelada durante participação em um podcast publicado nesta semana.
Segundo Gabriel, o novo formato foi testado há três semanas e promete modernizar a experiência musical dos desfiles. O projeto foi desenvolvido com a participação de profissionais de alto nível da indústria musical e integrantes das próprias escolas de samba.
“Tudo que vocês vão ver de som no próximo carnaval é novo. Absolutamente tudo. Das caixas de som, a forma com que elas são conectadas, a mesa”, explicou.
Com a mudança, todos os intérpretes passarão a utilizar fones de ouvido, como em grandes shows de palco, e não haverá mais a estrutura tradicional do carro de som.
"Não tem mais carro de som. Por uma questão tecnológico-operacional, todo mundo com fone, como é num show de palco normal. É dali que todos os artistas vão ter o retorno."
Ainda de acordo com o presidente da Liesa, o equipamento, que ocupava parte da pista de desfile, vinha sendo subutilizado:
“Era só um custo, não tinha nenhum efeito operacional. A maioria dos cantores nem usava.”
Redução dos ensaios técnicos
Outra mudança significativa é no calendário dos ensaios técnicos. A partir do próximo ano, haverá apenas dois fins de semana com ensaios oficiais na Sapucaí, com luz e som nos moldes do desfile.
"Em vez de a gente fazer um ensaio por final de semana, a gente vai deixar as escolas fazerem os primeiros ensaios em dezembro e em janeiro nas ruas e nas quadras, tirando essa necessidade de todo mundo ir para o Sambódromo, que também era desgastante."
As demais preparações das agremiações devem ocorrer em suas quadras ou nas ruas. “A ideia é otimizar o calendário e preservar os desfilantes”, disse Gabriel.
O planejamento prevê quatro semanas consecutivas de atividades na Sapucaí: dois finais de semana com ensaios técnicos, os dias oficiais de desfile e os eventos pós-carnaval, como a apuração, o desfile das crianças e das campeãs.
O governo federal está disposto a alterar a legislação para que governos locais comprem alimentos que deixarem de ser exportados aos Estados Unidos para compor a merenda escolar, disse o...
Não é só de música que vive o cantor Murilo Huff. O sertanejo está investindo pesado no agronegócio e recentemente arrematou em um leilão uma vaca avaliada em R$ 17.280.000,00. O animal...
A Polícia Civil está investigando uma briga entre duas alunas com o uso de uma lâmina de bisturi no banheiro de uma escola estadual em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste...
A mulher espancada com mais de 60 socos pelo namorado no elevador de um condomínio em Natal passou nesta sexta-feira (1º) pela cirurgia para restauração de ossos do rosto. Segundo Hospital Universitário Onofre Lopes...
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou Bruno Henrique nesta sexta-feira. O atacante do Flamengo pode ser suspenso por até dois anos por ter forçado dois cartões...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br