Sexta-feira, 29 de março de 2024

Reunião nesta sexta vai definir funcionamento dos hospitais de campanha

29/05/2020 às 10h43 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A unidade de Campos está prevista para funcionar a partir do dia 12 / Foto: Arquivo/Ururau

A organização social Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde) informou, na manhã desta sexta-feira (29/05), que fará uma reunião às 16h com a Secretaria estadual de Saúde para definir um novo cronograma de abertura de seis dos sete hospitais de campanha contratados pelo governo do estado para a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Inicialmente, todas as sete unidades estavam previstas para ser entregues no início do mês.

Depois do hospital do Maracanã, na Zona Norte da capital, inaugurado no último dia 9, o hospital de São Gonçalo, na Região Metropolitana, seria a próxima unidade a ser aberta. A Iabas, no entanto, vem adiando o início do funcionamento do hospital desde a última semana. Em Campos, a unidade está sendo construída na Avenida 28 de Março, já teve a entrega adiada por três vezes, sendo a última prevista para o dia 12 de junho.

Na reunião desta sexta, a OS diz que vai discutir com a Secretaria de Saúde a suspensão do pagamento ao instituto imposta pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), na terça-feira. O órgão considerou que há falta de comprovação de capacidade técnica do Iabas para honrar os compromissos firmados com o governo do estado.

“O Iabas já vinha enfrentando resistência por parte dos profissionais de saúde em trabalharem nesta unidade em consequência da insegurança da região”, o instituto alegou, sobre o hospital de São Gonçalo que seria inaugurado no dia 27, mas não foi entregue.

A OS também culpa a falta no mercado de medicamentos essenciais para o tratamento de pacientes graves com a covid-19, para não ter feito ainda a inauguração das unidades.”Aliados a estes fatos, o Crea e o Ministério Público do Trabalho notificaram o Iabas para realizar a adequação da estrutura”, a OS acrescentou, sem detalhar do que trata a determinação.

O cronograma divulgada no último dia 21 tinha as seguintes datas de inaugurações: São Gonçalo – 27 de maio; Nova Iguaçu – 29 maio; Duque de Caxias – 1º de junho; Nova; Friburgo – 7 de junho; Campos dos Goytacazes – 12 de junho; Casimiro de Abreu – 18 de junho

Fonte: O Dia

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes