Muito se fala sobre os 40 graus da cidade do Rio. Porém, os vizinhos fluminenses têm conquistado espaço no ranking entre os municípios mais quentes, em meio a esta mais recente onda de calor que assola o país. O recorde do ano no estado do Rio de Janeiro foi batido recentemente, na última terça-feira, por Seropédica, na Baixa Fluminense. Lá, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 41,3 graus, o que dá o posto de maior máxima — até agora — de 2023, segundo o Climatempo.
A empresa utiliza as medições das estações do Inmet, por isso, os valores podem divergir de outros órgãos, como o Alerta Rio, sistema da prefeitura, que, no último domingo, registrou 42,5 graus, às 13h50, em Irajá, na Zona Norte da capital.
Num levantamento, a pedido do EXTRA, o Climatempo listou, de 9 a 15 de novembro, onde foram os cinco maiores registros diários de temperatura máxima no estado. Nesse período, Seropédica aparece entre as cidades mais quentes em quatro datas: a mais baixa delas com 38 graus e por duas vezes acima dos 40 graus. No município, vivem 80.596 pessoas, de acordo com o Censo 2022 do IBGE.
No levantamento, em uma semana, 13 cidades, incluindo Seropédica, aparecem nas listas das mais quentes do estado. Os dados pedidos pelo GLOBO ao Climatempo são das cinco com as temperaturas máximas mais altas. Em sete dias, o ranking traz marcas entre 34,6 graus e 41,3 graus.
Entre os mais quentes, alguns municípios aparecem mais de uma vez no período de uma semana. Os principais são Cambuci, no Noroeste Fluminense; a capital, na Região Metropolitana; Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense; Valença, no Sul Fluminense; Seropédica, na Baixada; e Carmo, também no Norte Fluminense.
Na capital, foram cinco registros no ranking, em três estações diferentes, todas na Zona Oeste. O mais alto foi na Vila Militar no último domingo, com 40,4 graus. Esse ponto também aparece entre os mais quentes em duas outras datas, uma delas no dia 9, em que foi o ponto mais quente do estado, com 38,7 graus. Nesta mesma ocasião, o medidor na Marambaia marcou 38,1 graus, a terceira temperatura mais alta da ocasião, ficando atrás apenas de Niterói, também na Região Metropolitana, com 38,4 graus. No feriado, a estação em Jacarepaguá marcou 36,2 graus.
Cambuci, com 14.616 moradores, de acordo com o censo do IBGE, também figura entre as mais quentes do estado, em cinco dos últimos sete dias. Foi a cidade fluminense mais quente na última sexta-feira (36,8 graus) e segunda-feira (40,9 graus). Na terça-feira, dia de recorde no estado, ficou atrás em segundo entre as temperaturas mais altas, com 41 graus, apenas 0,3 grau a menos que a máxima do ano.
Campos dos Goytacazes, no interior, apareceu no ranking da última semana em quatro dias, sendo um deles com dois registros. A cidade, de 483.540 habitantes, segundo o censo, marcou 40,6 graus no domingo e 40,7 graus na segunda-feira.
A explicação dos meteorologistas está nos fatores ambientais como posição geográfica e o relevo 'peculiar' do estado do Rio de Janeiro. O relevo majoritariamente formado por planaltos, no caso a região da Baixada Fluminense e Serras de leste-sudeste (próximo do litoral e da capital) influencia na temperatura. Isso porque a cadeia rochosa forma uma barreira que impede a circulação dos ventos. O que faz com que as cidades que ficam nos vales sejam mais afetadas pelo calor e registrem temperaturas mais altas.
— As áreas mais para o interior do continente, cercada por cadeias de montanhas, tendem a ter temperaturas mais elevadas. Neste caso, as montanhas funcionam como uma barreira que impede a circulação dos ventos. O que faz o ar ficar mais quente. Ao contrário da região litorânea, que apesar de registrar altas temperaturas, a proximidade com o oceano, faz com que a brisa vindo do mar amenize o calor — explica o meteorologista Guilherme Borges, do Climatempo.
A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas para 5.700 vagas em 16 cursos gratuitos de qualificação profissional. Direcionadas a jovens...
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) entrou na sua última semana de inscrições — o prazo termina no domingo (20). Estão em disputa 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Conhecido como "Enem...
Uma festa de casamento milionária para milionários. Foi assim que Bruno Alexssander Souza Silva, o Buzeira, disse sim a Hillary Yamashiro, sua namorada desde os tempos da pobreza, na frente de...
A influenciadora Natalie 'Nadya' Suleman completou 50 anos no último sábado (12) e usou seu Instagram para postar uma foto com os oito filhos mais novos. Para quem não lembra, Nadya virou...
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu suspender o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por três meses. A punição ocorre após representação da...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br