Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Estado RJ

Secretaria Estadual de Educação do Rio deve ter troca geral e passa ao controle do PL

Equipe ligada a Altineu Côrtes assume espaço no governo estadual

Por Fabrício Freitas
21/01/2026 às 13h30

Seeduc RJ passa ao PL e deve ter reformulação ampla na estrutura da secretaria / Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro deve passar por uma ampla reformulação em sua estrutura de comando nos próximos dias. Informações apuradas indicam que a pasta foi entregue ao Partido Liberal no redesenho político do governo estadual, movimento que deve resultar na substituição da maior parte da atual equipe dirigente da Seeduc RJ.

A mudança marca a saída de Roberta Barreto do comando da secretaria e a entrada de nomes ligados ao deputado federal Altineu Côrtes, uma das principais lideranças do PL no estado. Ex presidente da Assembleia Legislativa e articulador político do partido junto ao governo, Altineu amplia sua influência na administração estadual com a nova configuração da pasta da Educação.

Nos bastidores, o nome mais citado para assumir a Secretaria de Estado de Educação é o de Luciana Calaça, atual presidente da Fundação Leão XIII. A indicação é atribuída ao grupo político de Altineu Côrtes e faz parte de um movimento mais amplo de ocupação de espaços estratégicos pelo PL dentro do governo do Rio de Janeiro.

A expectativa interna é de que a troca no comando venha acompanhada de mudanças em subsecretarias diretorias e cargos de confiança, com impacto direto na condução administrativa e pedagógica da rede estadual de ensino. A avaliação política é de que o partido busca exercer controle efetivo sobre a gestão da Educação e não apenas ocupar formalmente a chefia da pasta.

O ambiente de instabilidade na Secretaria de Educação vinha se intensificando nos últimos meses. Além de questionamentos administrativos, a pasta passou a ser citada em críticas e denúncias políticas feitas pelo ex governador Anthony Garotinho em publicações pelo Instagram. Nessas manifestações, ele mencionou supostos problemas na gestão e citou investigações policiais envolvendo pessoas próximas à então secretária. As acusações não foram confirmadas oficialmente, mas contribuíram para o aumento da pressão política sobre o comando da Seeduc.

Até o momento, o governo do estado não publicou atos oficiais detalhando a troca no comando nem o alcance das mudanças na estrutura da Secretaria de Educação. A transição deve ocorrer após a formalização das nomeações no Diário Oficial, encerrando um ciclo e abrindo uma nova fase na condução da política educacional fluminense.

Fonte: Por Fabricio Freitas

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes