A área de Segurança Pública está cheia de oportunidades. Quem deseja ingressar numa carreira desse segmento deve, portanto, organizar o cronograma de estudos. Segundo especialistas em concursos públicos, é possível tentar vagas em mais de uma corporação, dominando as matérias que as seleções desejadas têm em comum e contemplando as diferenças conforme a proximidade das provas.
A Polícia Federal abre, nesta segunda-feira (dia 26) as inscrições para seu concurso com oferta de mil vagas, juntando-se à Guarda Municipal de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e à Polícia Militar de São Paulo na lista de corporações com processos seletivos em andamento. Estas oferecem 500 e 165 oportunidades, respectivamente. A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por sua vez, tem edital aguardado para outubro: serão 414 chances. E a Polícia Militar do Rio de Janeiro já tem seleção prometida para o ano que vem, com o intuito de preencher duas mil postos.
— É possível estudar para mais de um concurso da área de Segurança ao mesmo tempo, porque muitos compartilham conteúdos parecidos em suas provas, como Língua Portuguesa, Matemática, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Noções de Direitos Humanos. Ter conhecimento desses temas permite otimizar o estudo e aumentar as chances de aprovação em diferentes provas — opina Jessica Ramos, professora do Gran Concursos, alertando em seguida: — Mas cada concurso possui particularidades em seu edital, como legislação específica da instituição, exigências físicas e psicológicas próprias e, às vezes, disciplinas exclusivas.
Com o nível médio, é possível concorrer às vagas da Guarda Municipal e das Polícias Militares citadas. Os concursos da Polícia Federal e da Polícia Civil mencionados exigem nível superior.
— Os concursos para a Polícia Federal costumam ser mais difíceis, por conta de editais com mais disciplinas e a tão temida Banca Cebraspe. O candidato pode iniciar os estudos e se aventurar em concursos mais simples no caminho, como os de guardas municipais, que exigem apenas ensino médio, e ir subindo de nível — sugere Rodrigo Vieira, diretor do Curso Dedicação.
Os concursos da área também costumam contar com Teste de Aptidão Física (TAF). Felipe Oliver, responsável pelo preparatório Pai do TAF, diz que também dá para se preparar para diversos desses exames ao mesmo tempo:
— Os testes físicos geralmente são divididos entre exercícios de força e exercícios aeróbicos. Os mais comuns de aparecerem são corrida e abdominal, por isso, eles sempre serão os melhores para combinar com a maioria dos TAFs. Quando estiver faltando apenas um mês para uma prova, é hora de focar nas especificidades daquele edital.
As seleções costumam ter bastante concorrência, atraída pela estabilidade e salários acima da média para os requisitos formais. No entanto, os especialistas lembram que trabalhar na área de Segurança requer um perfil bem específico. Entre as características necessárias aos profissionais, estão disciplina e responsabilidade:
— A profissão exige cumprimento rigoroso de normas, rotinas e procedimentos, além de postura ética e comprometimento com a segurança pública — diz Jessica Ramos, incluindo na lista de habilidades a boa comunicação e trabalho em equipe: — Habilidade para se comunicar de forma clara e colaborar com colegas é essencial.
Além disso, é claro, é preciso ter preparo físico — por isso os TAFs —, capacidade de reação e equilíbrio emocional. Em muitos cargos nessas corporações, é preciso lidar cotidianamente com situações de risco nas ruas, manter a calma, tomar decisões rápidas e agir com eficiência mesmo diante de alta tensão.
— No Brasil, principalmente nos dias atuais, os agentes de segurança pública estão muito expostos a situações complexas e de perigo. Então, é preciso ter ciência de todas essas situações e estar disposto a enfrentá-las — expõe Rodrigo Vieira.
O primeiro passo do concurseiro deve ser estudar os editais detalhadamente: atuais ou, quando não estiverem disponíveis, de concursos anteriores. Neles, é possível identificar as disciplinas e os critérios de avaliação aplicados. Os pesos das questões e a incidência dos assuntos nas provas das carreiras também deve ser levados em conta na hora de organizar os estudos.
Separar pontos comuns e diferentes entre os editais é essencial para organizar o cronograma quando a ideia é fazer diversas provas, lembra Rodrigo Vieira. O calendário dos concursos deve ser levado em consideração para coordenar os estudos ou até para abrir mão de alguma seleção.
Os concursos da área de segurança estão cobrando, cada vez mais, informática. Essa disciplina e Português, aliás, têm dado dor de cabeça aos candidatos. Segundo Rodrigo Vieira, ao contrário do que é esperado, o Direito cobrado não tem sido o “bicho-papão”.
Resolver provas de concursos anteriores e simulados é essencial para se familiarizar com o estilo de cada banca e identificar pontos fracos, orienta Jessica Ramos. Mas vale um cuidado extra: atentar para a possível atualização das normas jurídicas, como leis e entendimento dos Tribunais.
Outra dica da professora Jessica Ramos é participar de grupos de estudo. Trocar experiências ajuda a manter a motivação e esclarecer dúvidas.
O cuidado com a saúde mental também é essencial. Mantenha uma rotina equilibrada, com descanso e alimentação adequada. Não ultrapasse seus limites diários, a fim de evitar uma estafa.
Para Ramos, o concurso mais difícil é o da Polícia Federal, atraindo mais candidatos dispostos a mudar de endereço por conta da maior remuneração. O conteúdo cobrado também é extenso e as provas, mais complexas. No ranking de maiores remunerações e melhores pacotes de benefícios, vem em seguida a Polícia Civil e as Polícias Militares de São Paulo e Rio de Janeiro. Por outro lado, o mais fácil de passar é o da Guarda de Caxias, por ser municipal e ter conteúdo mais restrito, embora a prova não seja fácil.
A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas para 5.700 vagas em 16 cursos gratuitos de qualificação profissional. Direcionadas a jovens...
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) entrou na sua última semana de inscrições — o prazo termina no domingo (20). Estão em disputa 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Conhecido como "Enem...
Uma festa de casamento milionária para milionários. Foi assim que Bruno Alexssander Souza Silva, o Buzeira, disse sim a Hillary Yamashiro, sua namorada desde os tempos da pobreza, na frente de...
A influenciadora Natalie 'Nadya' Suleman completou 50 anos no último sábado (12) e usou seu Instagram para postar uma foto com os oito filhos mais novos. Para quem não lembra, Nadya virou...
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu suspender o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por três meses. A punição ocorre após representação da...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br